Amazonas Economia

FIEAM reúne mais de 30 empresas em capacitação para o mercado exportador

Encontro reúne empresários da FIEAM/Foto: Divulgação
Encontro reúne empresários da FIEAM/Foto: Divulgação
Redação
Escrito por Redação

O treinamento gratuito realizado pelo Centro Internacional de Negócios do Amazonas (CIN-AM), da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), realizado ontem (01/06), contou com a participação de mais de 30 representantes de empresas e atendeu as expectativas dos empresários, segundo avaliação feita por todos eles.
A capacitação segundo, o gerente executivo do CIN-AM, Marcelo Lima, teve a finalidade de auxiliar empresários amazonenses a conhecer as alterações das regras de origem. “O treinamento sobre a importância e vantagens do certificado de origem sempre tem bastante adesão e isso nos deixa feliz porque significa que o empresariado local está preocupado em realizar seu negócio de maneira mais segura com o objetivo de aumentar as chances no mercado internacional”, frisou.

O evento aconteceu na sede da Fieam das 14h00 às 18h00, e contou com a presença de empresas como Sony Dadc do Brasil, Samsung, Recoforma, Steck da Amazônia, Kawasaki Motores do Brasil Ltda, Essilor da Amazônia e outras.

Marcelo Lima também explicou a finalidade do treinamento, que segundo ele visa qualificar e atualizar os empresários que já estão no Sistema de Certificação de Origem Digital (COD) Brasil.

“Anualmente realizamos uma reciclagem com os potenciais exportadores porque existem mudanças na legislação para as regras de origem dos produtos e eles precisam estar capacitados e por dentro de tudo que acontece no mercado exterior. É uma necessidade que temos o dever de suprir em nossos parceiros inseridos no sistema COD. Todos os questionamentos foram respondidos e as dúvidas diluídas, um resultado bastante positivo”, explicou o gerente.

Palestra

A capacitação foi ministrada pela consultora Camilla Mafissoni, graduada em Administração com ênfase em Comércio Exterior, com experiência na área internacional desde 2005. Camilla também possui conhecimento da legislação do Comércio Exterior, abrangendo as áreas de câmbio, regulamento aduaneiro, classificação tributária, documentação, coordenação de logística ‘doo to door’.

Foram abordados especificamente os temas: conceito do certificado de origem; vantagens na emissão; países que o Brasil tem Acordo; documentos exigidos; incoterms; regras de origem, propósitos e resultados; operações insuficientes; insumos PTC (Mercosul); passo a passo para utilização do sistema COD Brasil.

O Certificado de Origem é um documento que concede aos exportadores, segurança e credibilidade de seus produtos em países com os quais o Brasil tem acordos comerciais. Já os importadores desses produtos poderão ter reduções ou isenções de impostos nas alíquotas tributárias e com isso um preço mais competitivo.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.