Amazonas Economia

FIEAM: Treinamento aumenta competitividade de empresas exportadoras

Fieam aplica Seminário de competividade/Foto: Divulgação
Fieam aplica Seminário de competividade/Foto: Divulgação
Redação
Escrito por Redação

Com o objetivo de melhorar a competitividade das empresas do ramo de exportação no Amazonas, o Centro Internacional de Negócios do Amazonas (CIN-AM), da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), promove  no próximo dia 01 de junho, um treinamento gratuito sobre a importância e vantagens do certificado de origem.
O Certificado de Origem é um documento que concede aos exportadores, segurança e credibilidade de seus produtos em países com os quais o Brasil tem acordos comerciais. Já os importadores desses produtos poderão ter reduções ou isenções de impostos nas alíquotas tributárias e com isso um preço mais competitivo.

A instrutora do curso será Camilla Mafissoni, graduada em Administração com ênfase em Comércio Exterior, com experiência na área internacional desde 2005. Camilla possui conhecimento da legislação do Comércio Exterior, abrangendo as áreas de câmbio, regulamento aduaneiro, classificação tributária, documentação, coordenação de logística ‘doo to door’.

Também serão ministradas informações sobre a composição e análise de custos na importação e exportação, faturamento e prestação de contas. Ela também foi tutora no curso Técnico de Classificação tributária, específico para Auditores Fiscais da Receita Federal e desde o final de 2014, compõe o quadro de colaboradores da Confederação Nacional da Indústria (CNI), atuando diretamente com Certificação de Origem Digital (COD).

Para o gerente do CIN-AM, Marcelo Lima, sensibilizar sobre a importância da certificação de origem é garantir segurança e chances de sucesso no mercado internacional.

“É importante continuarmos massificando os benefícios e vantagens que os empresários passam a ter quando decidem aderir ao certificado de origem. Ele trás competitividade de preços, segurança do produto comercializado, atesta oficialmente o país de origem da mercadoria exportada, e isso significa sem dúvidas, ampliação do acesso ao mercado, bem como maior faturamento”, explicou o gerente.

Sobre o treinamento

O treinamento ocorre no dia 1° de junho das 14h às 18h e será realizado no Auditório Ernane Leão de Freitas, na sede da Fieam, localizada na Avenida Joaquim Nabuco, n° 1919, Centro. O público alvo do curso são usuários do sistema COD Brasil, empresas exportadoras, fabricantes e despachantes.

Serão abordados especificamente os temas: conceito do certificado de origem; vantagens na emissão; países que o Brasil tem Acordo; documentos exigidos; incoterms; regras de origem, propósitos e resultados; operações insuficientes; insumos PTC (Mercosul); passo a passo para utilização do sistema COD Brasil.

“Sensibilizar os empresários sobre a importância do certificado, sobre os avanços da assinatura digital e Acordos que o Brasil faz parte, é o que temos buscado desde a implantação do COD no Amazonas. Obter conhecimento é o melhor caminho para o sucesso por isso, convocamos que os empresários amazonenses participem desse treinamento”, frisou Marcelo Lima.

Os interessados podem obter mais informações pelos telefones (92) 3186-6510/6511 ou pelos emailscin@fieam.org.br, lauziane.santos@fieam.org.br e ana.braga@fieam.org.br.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.