Amazonas Cidades

Filhote de peixe-boi é resgatado no município de Autazes

Filhote de peixe-boi resgatado, em Autazes/Foto: Assessoria
Redação
Escrito por Redação

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) realizou o resgate de um peixe-boi no município de Autazes, distante a 110 km de Manaus, em ação foi efetuada pela equipe da Gerência de Fauna do órgão, composta pela bióloga Yara Andrade, a estagiária Priscilla Diniz e o motorista Robson Bezerra, contando com o apoio do Instituto Nacional de Pesquisas do Amazônia (Inpa), do secretário de Meio Ambiente e Turismo de Autazes, Brás Gonçalves Araújo Filho, e da Guarda Municipal.
A fêmea de aproximadamente 4 meses de vida foi encontrado sem a mãe. O filhote ficou sob os cuidados de uma família até o resgate e recebeu o nome de “Luma”. Depois de um dia todo de operação, a equipe chegou à capital por volta das 21h, de quinta-feira (22). O animal foi levado para o Inpa, onde receberá os cuidados necessários.

“Ela foi muito bem tratada até o resgate. Com isso, o estado de saúde da Luma é ótimo. E durante a ação a mantivemos hidratada para a pele não rachar e ocasionar ferimentos. Agora é só aguardar a reabilitação à natureza”, disse Yara.

Resgate – No mês de maio, o Ipaam também fez o resgate de um filhote de peixe-boi, na Comunidade de São Francisco, no Paraná do Parauá, dentro do município do Careiro da Várzea. O animal recebeu o nome de “Chiquito”.

O peixe-boi é um animal em risco de extinção e protegido por lei desde 1967. A caça e a comercialização de produtos derivados do peixe-boi é crime.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.