Cultura

Filmes consagrados no 12° Festival de Cinema Europeu em Manaus

O-Limpador
Redação
Escrito por Redação

Em parceria com o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, a Delegação da União Europeia no Brasil realiza, a partir da próxima segunda-feira, dia 20 de junho, o 12° Festival de Cinema Europeu. O evento, que neste ano traz o tema Convivências, acontece no Teatro da Instalação (Rua Frei José dos Inocentes, S/N, Centro) e vai até o dia 1° de julho de 2016.

O secretário de Estado de Cultura, Robério Braga, destaca a importância da parceria com a Delegação da União Europeia no Brasil. Segundo ele, cooperações desse tipo estimulam a cultura em todos os sentidos. “É a segunda vez que recebemos um evento tão significativo. Temos plena certeza de que trará boas temáticas e entretenimento de qualidade ao público que prestigiar, pois a ‘Sétima Arte’ é uma janela para outras culturas”, concluiu.

O Festival, que acontece simultaneamente em outras oito capitais brasileiras, traz 11 filmes de diferentes países europeus, como Alemanha, Portugal, Suécia, França, e outros. Confira os destaques da semana de abertura que vai até o dia 24!

Segunda-feira, dia 20

De 2013, o drama alemão Ocidente, de Christian Schwochow, traz a história da mãe Nelly e de seu filho Alexej, cujo pai, Wassilij, é um físico altamente renomado na Alemanha Oriental, mas que deixou a família por causa de seu trabalho. Três anos após a ida de Wassilij, Nelly quer se casar com um homem da Alemanha Ocidental para ter e dar uma vida melhor para Alexej.

Recomendado para maiores de 12 anos, o filme já foi premiado no Festival de Cinema Alemão de 2014, no Festival Internacional de Cinema de Montréal de 2013 e no Abras Film Festival, da França.

Terça-feira, dia 21

Da Eslováquia e produzido em 2015, o filme O Limpador, de Peter Bebjak, conta a história de Tomás, um jovem não muito sociável, cujo hobby é se esconder e observar a rotina de seus vizinhos. Em uma dessas observações, se apaixona por Kristina, uma moça que mora com seu irmão mais velho, e logo descobre que há algo de errado com essa família. O filme é recomendado para maiores de 15 anos.

Quarta-feira, dia 22

Uma comédia otimista do diretor Alvaro Fernández Almero, o espanhol As ovelhas não perdem o trem, de 2014, conta a história de um grupo de amigos na faixa dos 40 anos que começa a enfrentar os dramas e as mudanças da sociedade atual, combinando situações do cotidiano com cenas surrealistas facilmente identificáveis. Recomendado para maiores de 12 anos.

As-ovelhas-não-perdem-o-trem

Quinta-feira, dia 23

O filme húngaro Aglaja, de Krisztina Deák, conta a história da infância e da adolescência da menina Aglaja, filha de uma família de artistas de circo do Leste Europeu que foge para a Europa Ocidental depois de cometer um roubo que lhes permite começar uma nova vida. De 2012, o filme é recomendado para maiores de 16 anos.

Sexta-feira, dia 24

A história de sobrevivência da nigeriana Hope e do camaronês Léonard no Deserto do Saara é o tema do drama francês Hope, de Lojkine Boris, de 2014. Com o objetivo de fugir da África para a Europa, os dois se defendem dos perigos da área hostil, firmando uma parceria que logo evolui para um romance. Premiado na Semana da Crítica no Festival de Cannes de 2014, o filme é recomendado para maiores de 10 anos.

Hope

Para mais informações sobre outras ações, projetos e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura, acesse facebook.com/culturadoamazonas e o Portal da Cultura (www.cultura.am.gov.br).

Serviço: 12° Festival de Cinema Europeu
Data: 20 de junho a 1º de julho.
Local: Teatro da Instalação – Rua Frei José dos Inocentes, s/nº – Centro
Hora: sempre às 18h30, com exceção do dia 1º de julho, que também terá uma exibição às 14h.
Entrada: gratuita.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.