Amazonas Cidades

Fiscalização do Ipem-Am em embarcações garante maior segurança aos passageiros

Fiscais do Ipem-Am vistoriam extintores em embarcações/Foto: Divulgação
Redação
Escrito por Redação

A partir de hoje, segunda-feira (22), até a próxima sexta-feira (26), o Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), realiza a “Operação Parintins em embarcações”, com o objetivo de verificar se os extintores de incêndio estão dentro da conformidade.
De acordo com o diretor-presidente do órgão, engenheiro Márcio André Brito, o instituto realiza, diariamente, a fiscalização nesses equipamentos de segurança, mas, com aproximação do Festival Folclórico de Parintins, a ação está sendo intensificada. “Sabemos que nesse período o aumento de usuários que utilizam o transporte fluvial é muito grande e por isso nós estamos fiscalizando os extintores de incêndio das embarcações nos principais portos da cidade, para garantir que os passageiros possam viajar com maior segurança”, disse Márcio André.

A operação consiste em verificar se os equipamentos extintores de incêndio estão de acordo com a Portaria nº 486/2010 do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro); verificar a existência do selo de conformidade e validade do equipamento; se os equipamentos atendem aos requisitos estabelecidos pelos Regulamentos Técnicos da Qualidade para os Serviços de Inspeção Técnica e Manutenção em Extintores de Incêndio (RTQs).

Durante a fiscalização, os técnicos do Ipem, também, verificam os aspectos de segurança dos extintores de incêndio, bem como estado de conservação, verificando se os mesmos estão apresentando corrosão, achatamento, vazamento (nas mangueiras e componentes); se o extintor encontra-se com a pressão adequada de utilização; se os lacres e anel de proteção (possuem rupturas); se as empresas que realizam a manutenção são autorizadas pelo órgão.

Irregularidades: Durante a operação, se for encontrada alguma irregularidade os donos das embarcações estarão sujeitos às seguintes penalidades: apreensão, interdição, notificação com prazo de 24 horas para a correção da irregularidade e autuação.

Dados fiscalizados em 2014: Foram fiscalizadas 324 embarcações, destas 14 foram notificadas, sendo 1.522 extintores de incêndio verificados e destes 41 equipamentos apresentaram irregularidades, tais como condições precárias de uso, sem o selo do Inmetro, sem o lacre de segurança, sem a carga nos cilindros e prazo de validade vencido.

O consumidor que identificar algum tipo de irregularidade nos extintores de incêndio deve entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-AM por meio do 0800 092 2020, que funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 13h30 às 16h30.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.