Colunas Tefé minha saudade

FMM – 90 anos partilhando a vida (Por Raimunda Gil Schaeken)

Professora Raimunda Gil Schaeken(AM)
Professora Raimunda Gil Schaeken(AM)
Redação
Escrito por Redação

Por ocasião das festividades comemorativas dos 90 anos de presença das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria, no Brasil, iniciando a importante missão, na cidade de Tefé, decidi sem hesitar, escrever um livro. Não é que eu me considere a altura da tarefa, mas porque me parece, ser dever expressar todo o reconhecimento e sincera gratidão pelo muito que elas realizaram junto ao povo na educação, catequese, saúde e promoção humana.
Como ex-aluna, fui testemunha ocular dos grandes feitos realizados pelas corajosas missionárias.

É justo fazer memória de fatos que marcaram a vida desta Missão e de todas as Missionárias que ofereceram suas jovens vidas para que houvesse “mais vida e vida em abundância”.

Recebemos toda a nossa formação cristã, doméstica e profissional das nossas queridas Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria. Elas nos ensinaram a sermos bons cristãos, bons cidadãos, boas donas de casa, bons profissionais, sobretudo, nos prepararam para o mundo do trabalho.

O que somos hoje, devemos a elas. Talvez muitas de nós, não teríamos chegado aonde chegamos e muito menos teríamos ocupado cargos que ocupamos, se não tivéssemos tido esses “Anjos da Guarda”, ao nosso lado.

Por isso, hoje, nós também, suas ex-alunas estamos muito felizes, após o dever cumprido, já aposentadas, apenas do tempo de serviço e não de nossos conhecimentos, só nos resta agradecer, de coração, à Congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria, por tudo de bom, de belo e de profundo que nos ensinaram.

A nossa eterna gratidão, reconhecimento e agradecimento às queridas Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria de ontem e de hoje, pelo grande trabalho realizado com amor, ao longo desses 90 anos de presença em várias cidades e interiores do nosso imenso Brasil.

Fazendo parte das comemorações, haverá Missa em Ação de Graças na Catedral Metropolitana de Manaus, no dia 12 de julho de 2015, às 7.30h data em que nossas primeiras Missionárias chegaram ao Brasil, na Prelazia de Tefé, cidade de Tefé.

A missa será presidida por Dom Sérgio Eduardo Castriani, Arcebispo Metropolitano de Manaus.

Convidamos todas as ex-alunas e ex-alunos, as pessoas que conheceram o trabalho das Irmãs FMM nas cidades de Manaus, Tefé, Carauari, Fonte-Boa, Jutaí e São Sebastião do Uatumã, para junto com as queridas FMM participarem do momento de agradecimento a Deus.

No próximo domingo continuaremos falando sobre o trabalho das Irmãs FMM.(Raimunda Gil Schaeken – Tefeense, professora aposentada, católica praticante, membro efetivo da Associação dos Escritores do Amazonas – ASSEAM e da Academia de Letras, Ciências e Artes do Amazonas – ALCEAR)

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.