Saúde

FMT promove Curso Básico de Vigilância Epidemiológica Hospitalar

Redação
Escrito por Redação

A Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) promove a partir desta terça-feira (1º), o Curso Básico em Vigilância Epidemiológica Hospitalar, que tem como público-alvo profissionais que atuam na própria instituição e nas vigilâncias em saúde do Estado e do município.“O curso é uma oportunidade de atualização desses profissionais, visando à manutenção de padrão de excelência das informações epidemiológicas coletadas na rotina de atendimento, conforme o preconizado pelo Ministério da Saúde”, explica a diretora-presidente da FMT, Graça Alecrim.

 
O curso vai acontecer no auditório Augusto Montenegro, da FMT, até a próxima sexta-feira, sempre no horário da tarde (das 13h às 18h), com a previsão de participação de 30 profissionais.

A gerente de Vigilância Epidemiológica da FMT, Maria das Graças Gomes Saraiva, frisa que a vigilância epidemiológica não se limita à rotina de notificar casos de doenças/agravos, investigá-los e encerrá-los. Ela diz que é necessário manter uma visão mais ampla sobre a importância deste processo.

“A FMT, por exemplo, é instituição de referência para o diagnóstico e tratamento de doenças endêmicas (como a Malária), emergentes (como a Chikungunya) e que poderão vir a ser reemergentes (como a Difteria), além de agravos, como os acidentes com animais peçonhentos. É essencial que nossos profissionais estejam qualificados a executar protocolos de investigação, contribuindo para o conhecimento do perfil epidemiológico dessas doenças e agravos, que estão sob vigilância no País e, em especial, em nossa região”, diz a gerente.

 

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.