Mundo

Forças de segurança do Peru resgatam 15 pessoas em cativeiro na selva

Pessoas resgatadas pela polícia peruana/Foto: Reprodução
Pessoas resgatadas pela polícia peruana/Foto: Reprodução
Redação
Escrito por Redação

As forças de segurança do Peru resgataram sete crianças e oito adultos que estavam em cativeiro sob controle da organização guerrilheira peruana Sendero Luminoso na selva do centro e sul do país, informou hoje o vice-ministro da Defesa, Iván Vega.
Os menores e adultos foram resgatados na região dos vales dos rios Apurimac, Ene e Mantaro – denominada Vraem.

Esta foi a segunda operação do gênero realizada esta semana depois de, na segunda-feira, terem sido resgatados outras 26 crianças e 13 mulheres, na mesma região.

Segundo o vice-ministro, em declarações à RPP Notícias, os menores foram encontrados em condições de saúde “deploráveis”, com doenças de pele e subnutridos, tendo sido imediatamente submetidos a cuidados médicos.

Segundo Vega, ainda há entre 60 e 80 menores sequestrados pelos homens do Sendero Luminoso em zonas de difícil acesso naquela região.

O departamento do Tesouro norte-americano anunciou, no início de junho, a inclusão do grupo armado Sendero Luminoso na lista negra de traficantes de droga internacionais e o congelamentodos de bens de três de seus líderes, nos Estados Unidos.

O departamento sublinhou que o Sendero Luminoso se envolveu na última década em todos os aspectos do tráfico de cocaína, desde o cultivo ao transporte e distribuição, devido à pressão por parte das autoridades peruanas.(Agência Brasil)

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.