Amazonas Cidades Saúde

Fundação Alfredo da Matta mostra a importância da prevenção de ISTs, no Carnaval

Médico Helder Cavalcante, explica a importância da prevenção/Foto: Divulgação
Redação
Escrito por Redação

A Fundação Alfredo da Matta (Fuam), uma das referências da rede pública, no Amazonas, para o diagnóstico e tratamento de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), promoverá, no dia 4 de fevereiro, uma ação voltada para reforçar a importância da prevenção contra estas doenças, no período do Carnaval.
“A prevenção é a regra o ano todo. Mas, nós sabemos que, no período carnavalesco, muitas vezes as pessoas flexibilizam esses cuidados deixando, por exemplo, de fazer o uso de preservativos nas relações sexuais, e por isso estamos nos unindo aos demais serviços de saúde para reforçar a orientação de que a diversão deve ser acompanhada de medidas que protejam a saúde”, disse o diretor-presidente da Fuam, Helder Cavalcante.

No dia 04, a partir das 09h00, as equipes da Fuam percorrerão as unidades de saúde próximas da Fundação, levando os kits carnavalescos, que conterão material informativo sobre as ISTs e preservativos. O kit será distribuído entre as pessoas que estiverem em busca de atendimento nas referidas unidades.

Outras equipes estarão nas esquinas das ruas próximas da Fuam realizando o mesmo trabalho. A partir da 16h00, a Banda da Polícia Militar estará tocando marchinhas na frente da Fundação e o público também vai dançar ao ritmo da Escola de Samba Andanças de Ciganos.

Campanha – Neste ano, a Susam irá distribuir cerca de 1,4 milhão de preservativos masculinos, na capital e no interior, como parte da programação de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis, entre elas HIV/Aids, durante o Carnaval. As atividades, que já vêm acontecendo desde o dia 16 de janeiro, nos ensaios de blocos e bandas de rua, serão intensificadas neste final de mês e durante a realização das festas carnavalescas, conforme explica o secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza. O tema da campanha da Susam, este ano, é “Carnaval é alegria. Fantasia só se for de camisinha”. A campanha é executada pela Coordenação Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais em parceria com os municípios e as organizações não governamentais.

Hoje, sexta-feira (29), equipes da coordenação estadual estarão atuando durante a festa do bloco Maria Vem com as Outras, organizado pelo Conselho Estadual de Mulheres, fazendo a distribuição de preservativos. Durante todo o final de semana, equipes da coordenação municipal de DST/Aids, em parceria com as ONGs, estarão realizando o mesmo trabalho nas festas de blocos e bandas, em várias partes da cidade.

Doação de Sangue – A Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam) também já está intensificando as ações destinadas a sensibilizar a população a procurar o serviço para fazer doação de sangue e, assim, manter a segurança dos estoques do hemocentro, no período do Carnaval.

A unidade, vinculada à Susam, está buscando a parceria de empresas, igrejas e outras instituições para a captação de doadores em ações realizadas nesses locais, com o suporte da unidade móvel do serviço. Além disso, a FHemoam está reforçando que a doação pode ser feita na sede da unidade, que fica na avenida Constantino Nery, 4.397, de segunda a sábado, das 7h30 às 18h. Outra alternativa é o posto avançado de coleta que funciona na Maternidade Ana Braga, na alameda Cosme Ferreira, bairro São José, no horário das 8h às 13h30.

No período carnavalesco, o serviço de doação de sangue da FHemoam estará funcionando no sábado (dia 6) e na segunda-feira (8), das 07h00 às 18h00; e na quarta-feira de Cinzas, das 13h00 às 18h00.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.