Amazonas Política

Fundo de Promoção Social participa do XV Encontro de Lideranças do Bolsa Floresta

Entrega de equipamentos pelo FPS/Foto: Herick Pereira
Redação
Escrito por Redação

O Fundo de Promoção Social (FPS), participará do 15º Encontro de Lideranças do Programa Bolsa Floresta (PBF), evento que reúne comunitários de várias regiões do Amazonas, para discutir o desenvolvimento das atividades do Programa no interior do Estado. A abertura do encontro será na próxima segunda-feira, dia 16 de novembro, às 9h, no auditório Lídia Parisotto, na sede da Fundação Amazonas Sustentável, no Parque 10.
Às 15h00, os ribeirinhos serão apresentados ao trabalho do FPS, em encontro que contará com a presença da primeira-dama do Estado, Edilene Gomes de Oliveira. A ideia é promover a interação do FPS com os líderes de associações comunitárias do interior do Estado para levar melhorias sociais às localidades atendidas pelo Programa.

O evento é promovido pela FAS com apoio do Fundo Amazônia/BNDES, Coca-Cola Brasil, Bradesco e Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). Participarão do evento o titular da Sema, Ademir Stroski, o superintendente geral da FAS, Virgílio Viana, e a coordenadora geral do PBF, Valcleia Solidade.

“O Fundo de Promoção Social vai participar de forma ativa para esclarecer dúvidas sobre os editais e mostrar todos os projetos e pessoas que já atingimos de forma direta e indireta. O Fundo de Promoção Social tem um trabalho incrível e queremos alcançar mais pessoas”, diz a presidente de honra do FPS, Vania Cyrino.

Programação – O Encontro de Lideranças é uma oportunidade de promover integração institucional entre Fundação, parceiros e associações comunitárias das Unidades de Conservação (UCs), além de debater de forma conjunta as políticas públicas federais, estaduais e municipais para a melhoria de qualidade de vida das reservas. O encontro também capacita as lideranças para a melhoria da gestão das associações e para discutir e implementar e avaliar o sistema de indicadores de gestão do Bolsa Floresta.

Na terça-feira, dia 17, serão debatidas com os ribeirinhos alternativas para o desenvolvimento de atividades por meio dos Fundos Municipais da Criança e do Adolescente (Fumcad) de cada cidade, que destina recursos para iniciativas que apoiem o desenvolvimento da infância em caráter local. O objetivo é empoderar as associações comunitárias, assegurando que parte desse recurso também seja implementado nas zonas rurais de cada município.

Os avanços e desafios do Bolsa Floresta estarão em debate nos dias 18 e 19, quando serão discutidas com os ribeirinhos inovações na metodologia do Programa. A ideia também é debater com a comunidade acadêmica os desafios no Seminário de Avaliação do PBF, que acontece no dia 19, a partir das 14h, no auditório Samaúma, Bloco I da Faculdade de Ciências Agrárias, Setor Sul da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.