Saúde

Governo do Amazonas abre, nesta quarta-feira, a campanha “Setembro Verde”

SETEMBRO-VERDE-governo-AM
Redação
Escrito por Redação

O Governo do Amazonas realiza nesta quarta-feira (2), às 18h, no Largo São Sebastião, a abertura do “Setembro Verde”, campanha que chama atenção da população para a importância das doações de órgãos e tecidos, destinadas a atender pacientes que necessitam de transplantes. Para marcar o início da programação, o Teatro Amazonas, principal monumento arquitetônico do Estado, será iluminado, nesta noite, com a cor da campanha e haverá uma programação cultural no Largo. A solenidade contará com a presença do secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza. A campanha é alusiva ao Dia Nacional da Doação de Órgãos (27 de setembro). O Amazonas está num processo de franca expansão do programa de Transplantes. O Estado, que já realizava as cirurgias transplantadoras de córneas e rins, passou, em 2014, a fazer também as cirurgias de fígado. Agora, está com praticamente tudo pronto para começar a oferecer o transplante de coração. Mas, conforme ressalta o secretário Pedro Elias, para o êxito do programa, não bastam apenas os investimentos na qualificação de recursos humanos e da montagem da infraestrutura de atendimento, que são realizados pelo Estado, em parceria com o Ministério da Saúde. “Há outro componente fundamental neste processo, que é o gesto de solidariedade das pessoas que se declaram doadoras de órgãos ou das famílias que, num momento de perda, autorizam a doação, salvando outras vidas. Reforçar a importância deste gesto é o sentido maior do Setembro Verde”, disse secretário.

 

Durante o “Setembro Verde”, a Secretaria Estadual de Saúde (Susam), por meio da Central de Transplantes, estará realizando uma programação que inclui palestras em escolas e outras instituições e, também, atividades de educação continuada em serviço, nas unidades hospitalares da rede estadual, abordando vários aspectos que envolvem o processo de doação de órgãos e tecidos e a realização de transplantes.

 
A campanha, que a partir deste ano passa a fazer parte do calendário oficial do Governo do Estado, tem a finalidade de levar informações que possam contribuir para a sensibilização da sociedade. “Queremos chamar atenção para o potencial do gesto da doação de órgãos, que pode ajudar a devolver a saúde para doentes renais crônicos, que dependem de hemodiálise, pessoas que perderam a visão, que estejam à espera de um transplante de fígado, de coração ou medula”, diz a coordenadora estadual de Transplantes, Lenny Passos.

Nova doação – O mês dedicado à campanha de sensibilização sobre a doação de órgãos começou com uma boa notícia para pacientes que aguardam por um transplante. Na segunda-feira (31), a Susam recebeu uma nova autorização de doação, feita pela família de uma paciente de 53 anos, que foi a óbito vítima da ruptura de um aneurisma.

De acordo com o secretário Pedro Elias, a doação permitiu a realização de um transplante de fígado, realizado na Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), beneficiando uma paciente de 34 anos, oriunda do município de Manacapuru. “Este é o nosso sétimo transplante de fígado, desde que o serviço foi implantando, em setembro do ano passado e é, também, o primeiro transplante do tipo realizado em paciente do sexo feminino, na região Norte”, informou o secretário. O procedimento, concluído no final da manhã desta terça-feira, transcorreu dentro do esperado e a paciente, que já era acompanhada pelo Ambulatório de Hepatologia da FHAJ, segue em recuperação na Unidade de Terapia Intensiva do hospital.

As equipes da Central de Transplantes trabalhavam, nesta manhã, no processo de identificação de possíveis receptores para os transplantes de rins. As córneas da doadora também foram disponibilizadas para o Banco de Olhos do Amazonas, para processamento e futuros transplantes.

PROGRAMAÇÃO DO SETEMBRO VERDE

02/09 – Lançamento, no Largo São Sebastião, com atrações musicais, incluindo o Coral Vozes (aposentados da Caixa Econômica Federal) e o Grupo Tucumanos. Iluminação do Teatro Amazonas, com a cor da campanha. A partir das 17h30.

09/09 – Palestras de Sensibilização para Doação de Órgãos e Tecidos. LOCAL: Faculdade Maurício de Nassau, 19h.

16/09 – Palestras de Sensibilização para Doação de Órgãos e Tecidos. LOCAL: Comando Geral do Exército, 9h.

21/09 – Abertura da Semana Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos. LOCAL: Auditório da Fundação Hospital Adriano Jorge, 15h.

22/09 – Atividade de Sensibilização à Doação de Órgãos e Tecidos. LOCAL: Escola Estadual Padre Luiz Ruas, 15h.

23/09 – Atividades da Educação Continuada em Doação de Órgãos e Tecidos nas Unidades Hospitalares da Rede Pública. LOCAIS: Hospital e Pronto Socorro Dr. João Lúcio Pereira Machado, Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto, Fundação Hospital Adriano Jorge, Hospital e Pronto Socorro Platão Araújo e Hospital Universitário Francisca Mendes, das 9h às 17h.

25/09 – Celebração Ecumênica e Homenagem aos Doadores de Órgãos e Tecidos. LOCAL: Auditório Belarmino Lins da Assembléia Legislativa do Amazonas, 19h.

 

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.