Política

Governo do Amazonas lança Fórum de Comunicação Institucional

Também foi anunciado o lançamento da Agência de Notícias/Fotos: Vítor Souza/SECOM
Também foi anunciado o lançamento da Agência de Notícias/Fotos: Vítor Souza/SECOM
Redação
Escrito por Redação
Também foi anunciado o lançamento da Agência de Notícias/Fotos: Vítor Souza/SECOM

Também foi anunciado o lançamento da Agência de Notícias/Fotos: Vítor Souza/SECOM

Um dos novos canais de comunicação será a Agência de Notícias do Governo do Amazonas, que está em fase de homologação pela Prodam. “A nossa equipe tem trabalhado junto com a Prodam para colocar no ar a Agência de Notícias. Significa que todo esse processo, no qual os releases e vídeo releases que hoje percorrem um caminho muito longo até chegar às redações, será suprimido e substituído pela tecnologia. Quem tiver nas redações vai poder ter acesso a textos, fotografias e vídeos sem precisar de toda essa logística, com conteúdo disponível para download. Isso significa economia”, destacou o secretário.

Segundo Amaral Augusto, os eventos serão realizados a cada dois meses, sendo que o 2º Workshop de Comunicação Institucional, marcado para setembro, terá como tema “Fotografia e Release na Era Digital”.

Fórum permanente – De caráter permanente, o Fecom vai coordenar os debates, capacitações, pesquisa e programas em atenção às demandas efetivas dos órgãos estaduais na área de comunicação pública. Sob a coordenação da Secom, o Fórum também vai oferecer suporte aos órgãos estaduais nas demandas voltadas à área de comunicação pública; realizar parcerias com instituições públicas e privadas, visando a troca de experiências, o desenvolvimento de projetos, atividades, capacitações e treinamentos; e, ainda, planejar, organizar e elaborara manuais para padronizar a rede de comunicação governamental.

Além da Secom, o fórum terá representantes nos seguintes órgãos: Fundo de Promoção Social (FPS), Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead), Processamento de Dados do Amazonas (Prodam) e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Palestrantes – O 1º Workshop de Mídias Sociais teve cerca de sete horas de debates, com temas relacionados às mídias sociais e seu uso no processo de comunicação. Abrindo as discussões, o gerente de Marketing e Comunicação do Sebrae-AM, Márcio Raphael Silva, trouxe o tema “Marketing na Era do Diálogo: o Valor Pelo Conteúdo”, no qual explanou sobre a importância do marketing de conteúdo nas mídias sociais. “A gente vive hoje no ambiente de rede e o processo da comunicação e do marketing precisa acompanhar essa tendência”, disse o especialista, ao ressaltar a necessidade de planejamento e estratégia para a eficiência da comunicação.

O consultor da Prodam, Glauber Gomes falou sobre “Utilização e Manuseio das Ferramentas nas Mídias Sociais”, enquanto a advogada Marcela Paulo trouxe a discussão para o campo jurídico. Com o tema “Do Bang Bang ao Juridiquês: Rede Social Não é Terra Sem Lei”, Marcela alertou para os cuidados que se deve ter com os conteúdos postados nas redes sociais.

As jornalistas Amanda Mota e Roberta Bindá, apresentaram experiências bens sucedidas nas redes sociais. No caso de Bindá, a Fan Page “Amazonas Social”, que inovou na forma de divulgar no Facebook as ações do Fundo de Promoção Social (FPS) e de toda uma rede de instituições que atua com assistencialismo no Estado. Em apenas um ano, o Amazonas Social alcançou números expressivos, com postagem que já chegou a alcançar 3 milhões de acessos e destaque para o fato de todos os acessos serem orgânicos (não patrocinados). Amanda Mota também apresentou como case de sucesso a Fan Page da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) com seus mais de 30 mil seguidores.

Com o tema “Para que Servem e Como Utilizar os Números nas Redes Sociais para Entender Nossa Posição”, o diretor executivo da Opinião Comunicação e Estratégia, Paulo Petitinga, trouxe um perfil das principais Mídias Sociais disponíveis, com seus públicos, horários de pico e como fazer a mensuração dos resultados obtidos para um melhor direcionamento da estratégia de comunicação.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.