Amazonas Política

Henrique Oliveira defende maior divulgação da importância econômica da ZFM

Vice-governador Henrique Oliveira/Foto: Nathalie Brasil
Vice-governador Henrique Oliveira/Foto: Nathalie Brasil
Redação
Escrito por Redação

O vice-governador do Amazonas, Henrique Oliveira, participou, da abertura do seminário “Efeitos da crise econômica brasileira no Polo Industrial de Manaus”, realizado pela comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (CDEIC), da Câmara dos Deputados, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, quando defendeu a importância de parlamentares de outros Estados compreenderem a realidade do modelo econômico do Amazonas para que ajudem na construção de alternativas que amenizem os efeitos da crise econômica.
“É fundamental diminuir as distâncias da informação, principalmente fazendo com que Brasília (DF) conheça e reconheça a pujança, a importância do fortalecimento do modelo Zona Franca de Manaus, que abriga mais de 150 mil postos de trabalho e colabora para a balança comercial brasileira. É importantíssimo para que, com o conhecimento da nossa realidade, se encontrem meios para que possamos fortalecer a economia, diminuindo desigualdades”, explicou o vice-governador.

A Zona Franca de Manaus como modelo de desenvolvimento e integração nacional, segurança, custo de energia na competitividade do modelo econômico e o reflexo da crise econômica no Estado foram alguns dos assuntos tratados durante o encontro.

O evento foi atendeu requerimento da deputada Conceição Sampaio, membro da CDEIC e contou com a presença do presidente da Comissão, deputado Júlio César, do PSD do Piauí, que presidiu os trabalhos da mesa, e do superintendente interino da Zona Franca de Manaus, Gustavo Igrejas, além de representantes dos ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e de Minas e Energia, da Federação da Indústria do Estado do Amazonas (Fieam), do Centro da Industria do Estado Amazonas (Cieam) e Prefeitura de Manaus.

Henrique Oliveira, também, afirmou que é importante discutir a descentralização do modelo econômico para outras regiões do Estado, contribuindo para o desenvolvimento dos municípios do interior. “Nós precisamos fazer com que isso se estenda para o resto do Estado e para o resto da Amazônia, porque a Superintendência da Zona Franca de Manaus também é Amazônia e essa riqueza não chegou ainda ao homem do interior”.

Ele ressaltou ainda que o Estado do Amazonas tem se adaptado para manter os serviços prioritários diante do momento econômico delicado e, para isso, vem promovendo reformas na administração pública com a redução no número de cargos comissionados, revisão de contratos, redução no valor do salário de secretários e do próprio governador e vice-governador.

O deputado Júlio César explicou que o seminário vai percorrer outros Estados para criar uma agenda de soluções que serão discutidas no Congresso. “Estamos procurando uma solução para o Brasil, sei que é difícil e por isso estamos discutindo, ouvindo, para encontrarmos esses caminhos”.

Participantes do Seminário sobre a crise econômica na ZFM/Foto: Nathalie Brasil

             Participantes do Seminário sobre a crise econômica na ZFM/Foto: Nathalie Brasil

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.