Amazonas Esportes

Heptacampeão Waldeci Silva ensina segredos do wrestling aos jovens do AM

Waldeci Silva e seus alunos na academia/Foto: Emanuel Siqueira
Redação
Escrito por Redação

O lutador amazonense Waldeci Silva, de 33 anos, virou professor. O heptacampeão brasileiro de luta olímpica, agora, também, ensina os segredos do wrestling para os jovens lutadores do MMA amazonense. O novo endereço do atleta é a Deo Academy, no bairro do Santo Antônio, Zona Centro-Oeste de Manaus. Um quartel-general aonde o ídolo vem lapidando uma nova equipe de Artes Marciais Mistas.
“É um desafio diferente na minha carreira. Já treinei outros atletas de MMA, mas desta vez estou começando do zero. O trabalho é sério e em breve teremos lutadores estreando nos principais eventos do Amazonas”, aposta o professor formado em Educação Física pela UniNilton Lins.

Waldeci, que recentemente representou o Amazonas no Campeonato Mundial de Luta Olímpica, é especialista em treinamento de atletas de ponta. Os lutadores Adriano Martins e Allan Nuguette, ambos do UFC, já aprimoraram as técnicas de wrestling com o jovem mestre. Outros atletas amazonenses de renome nacional, como Robert Pato, Michel Sassarito, Mário Israel, Alexandre Capitão, Heliton Santos e Diego Davella também passaram pelas mãos de Waldeci.

Tendência no esporte

No MMA, o lutador tem que ter um repertório variado para sair vitorioso das pelejas. Se o combate estiver equilibrado, o caminho para a glória pode ser a queda (derrubar o oponente). Outra forma é inverter a vantagem no ground and pound ou buscar a finalização.

Para Waldeci, os brasileiros têm o mais eficiente jiu-jítsu do mundo, no entanto, derrubar ou adversário ou se defender bem das quedas ainda não é forte dos atletas nacionais.

“Mas esse cenário está mudando e novas academias estão surgindo para melhorar o nível técnico do wrestling. Esse é o caso da Deo Academy, que está formando atletas desde a base e também buscando alunos experientes para treinar numa excelente estrutura”, comenta Waldeci.

Do alto do seu conhecimento, o professor acredita que o crescimento do treino específico para a luta olímpica é um caminho sem volta.

“O MMA consiste em lutar em pé, derrubar e lutar no chão. Isso é essencial para o lutador conseguir se sobressair nos combates. O wrestling é a parte de derrubar e defender a queda e chega como um complemento às outras artes marciais”, ensina Waldeci.

Waldeci e a aula prática/Foto: Emanuel Siqueira

                                           Waldeci e a aula prática/Foto: Emanuel Siqueira

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.