Amazonas Cidades Saúde

Hospital de Itacoatiara realizou 200 exames de tomografia em dois meses

Técnicos levaram treinamentos aos servidores do hospital/Foto: Divulgação
Redação
Escrito por Redação
Técnicos levaram treinamentos aos servidores do hospital/Foto: Divulgação

                Técnicos levaram treinamentos aos servidores do hospital/Foto: Divulgação

O serviço de tomografia do Hospital José Mendes, em Itacoatiara, município a 176 km de Manaus, realizou, em dois meses de funcionamento, cerca de 200 exames. O aparelho, instalado na unidade, em julho deste ano, atende a demanda de Itacoatiara e dos municípios do entorno como Urucará, Silves, São Sebastião do Uatumã, Urucurituba e Itapiranga.
Dos 200 exames realizados nos últimos dois meses, 130 foram solicitados por meio do Sistema de Regulação (Sisreg) e 70 foram de emergência, de acordo com informações do  o secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza. O Hospital José Mendes, naquele muinicípio, oferece exames de tomografia de tórax, abdômen e crânio.

O secretário ressalta, ainda, que a instalação do aparelho de tomografia na unidade é um grande avanço e faz parte do plano da Secretaria Estadual de Saúde (Susam) para expansão deste tipo de serviço no interior. O serviço de tomografia já é ofertado no Hospital de São Gabriel da Cachoeira e em Parintins, por meio de convênio com clínica privada. “Realizar esses exames no próprio município evita o deslocamento do paciente até Manaus, para ter acesso ao serviço”, destacou.

Conforme o diretor do Hospital José Mendes, Marcelo Benlolo, os exames de tomografia estão sendo analisados por meio do Programa de Telemedicina do Governo do Estado. “Os dados dos exames são transmitidos via satélite para a Central de Laudos, na Fundação do Coração Francisca Mendes, em Manaus. Os laudos são expedidos pelos especialistas e retornam ao município para que o médico local faça o atendimento e acompanhamento do paciente. Nos casos de urgência, como os de traumatismo, a leitura é feita pelo cirurgião geral do hospital”, explicou o diretor.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.