Amazonas Saúde

Santa Júlia reinicia serviços de internação, transplante e pós-transplante renais

Santa Júlia normaliza atendimentos a pacientes renais/Foto: Divulgação
Santa Júlia normaliza atendimentos a pacientes renais/Foto: Divulgação
Redação
Escrito por Redação
Santa Júlia normaliza atendimentos a pacientes renais/Foto: Divulgação

Santa Júlia normaliza atendimentos a pacientes renais/Foto: Divulgação

A partir da segunda-feira (11), o Hospital Santa Júlia, retomará os serviços de internação e cirurgias de transplante e pós-transplante de rins, de acordo com informações da Secretaria Estadual de Saúde, acrescentando que o atendimento ambulatorial dos pacientes renais já havia sido regularizado no dia 27 de junho.
De acordo com o secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, o atendimento está sendo retomado após a regularização dos repasses federais ao Hospital Santa Júlia, que é o serviço credenciado pelo Ministério da Saúde para este tipo de atendimento na rede pública. A Susam, segundo ele, vem acompanhando o processo e tem feito todos os esforços para agilizar a retomada das cirurgias.

O secretário ressalta que o Governo do Amazonas tem adotado medidas para ampliar o atendimento aos pacientes renais, de forma a garantir a oferta de cirurgias e, também, do serviço de hemodiálise, na rede própria do estado. “A Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ) está sendo preparada para se tornar a referência da rede pública para o atendimento aos renais crônicos, inclusive, credenciada junto ao Ministério da Saúde para a realização de transplantes de rim”, afirmou.

O primeiro passo, segundo o secretário, já foi dado, com a implantação, em abril deste ano, do serviço de hemodiálise na FHAJ. O serviço começou atendendo a 31 pacientes e hoje já está estruturado para 96. A expectativa, com as obras de adequação que estão sendo feitas no hospital, é que, até o final do ano, aumente a capacidade da unidade para absorver 300 pacientes, sendo o maior centro de diálise do estado.

Além da nova frente de atendimento para os renais crônicos representada pelo serviço que está sendo estruturado na FHAJ, a Susam mantém convênio com o Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) e, ainda, com mais quatro clínicas especializadas para oferta de hemodiálise, entre elas o Hospital Santa Júlia.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.