Brasil Política

Ibama suspense licenciamento da hidrelétrica de São Luiz do Tapajós(PA)

Hidrelétrica São Luiz do Tapajós(PA)/Foto: Reprodução
Redação
Escrito por Redação

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), suspendeu o processo de licenciamento da hidrelétrica de São Luiz do Tapajós, projeto de R$ 32 bilhões, prevista para ser construída no Rio Tapajós, no Pará, em decisão foi tomada pela presidente do Ibama, Marilene Ramos, e comunicada oficialmente à diretoria da Eletrobrás na quarta-feira.
Em sua decisão, Marilene frisa que estudos técnicos encaminhados pela Fundação Nacional do Índio (Funai) ao Ibama, em 26 de fevereiro, apontaram a inviabilidade do projeto, por causa do impacto do reservatório em terras indígenas.

Na quarta-feira, a Fundação Nacional do Índio (Funai) publicou no Diário Oficial da União o reconhecimento da terra indígena Sawré Maybu, área dos índios mundurucu, localizada entre os municípios de Itaituba e Trairão, no Pará.

Seu relatório pede a demarcação de uma área de 178 mil hectares. O processo, que ainda depende de um decreto presidencial para ser concluído, entrou em fase de contestação e esclarecimentos, etapa que vai durar 90 dias.

São Luiz do Tapajós geraria, em média, 4.012 megawatts por ano, energia suficiente para atender mais de 20 milhões de domicílios.(Terra/IstoÉ/Estadão)

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.