Amazonas Cultura

IFAM abre as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Abertura da Semana Estadual de CT do Ifam/Foto: Assessoria
Redação
Escrito por Redação

Iniciada, oficialmente, na sexta-feira (16), pelo Instituto Federal do Amazonas (IFAM), a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, evento que envolve uma série de atividades técnico-científicas e culturais, voltadas às comunidades interna e externa do Instituto, com a abertura realizada, no Campus Manaus Distrito Industrial (CMDI).
Durante a cerimônia de abertura, o reitor do IFAM, professor Antonio Venâncio Castelo Branco, destacou as principais ações realizadas para a consolidação da pesquisa e inovação no Instituto, principalmente, em relação à mobilidade acadêmica de estudantes em instituições internacionais.

“Vivemos um momento de avaliação, mas sempre procuramos otimizar nossos recursos para investir em pesquisa e inovação. No momento, temos 10 alunos realizando intercâmbio em Portugal com edital próprio do Instituto, além de participantes no programa federal Ciência sem Fronteiras”, disse. Ainda segundo Castelo branco, estão sendo verificadas possibilidades de qualificação profissional para servidores do setor administrativo. “Precisamos investir nesse segmento que é bastante importante para o desenvolvimento das atividades no IFAM”.

Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPGI/IFAM), professor Dr. José Pinheiro de Queiroz Neto, a pesquisa no âmbito do Instituto necessita de maior visibilidade.”Temos bastante expertise na área da pesquisa e inovação que precisa ser evidenciado. A extensão e o ensino já possuem esse espaço, agora precisamos propagar o que produzimos de ciência”, ressaltou.

Além do reitor e do pró-reitor da PPPGI/IFAM, participaram da mesa de abertura o diretor geral do CMDI, professor Me. José Carlos Nunes de Mello, o chefe do Departamento de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do CMDI, professor Esp. Juan Gabriel de Albuquerquer Ramos, a presidente do Instituto Politécnico do Porto (IPP), Dra. Rosário Gâmboa, o diretor substituto do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Dr. Luiz Antônio de Oliveira, e o assessor da presidência da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Dr. Dércio Luiz Reis.

Ciência na Amazônia

Como parte da programação, aconteceu a mesa-redonda ‘Ciência na Amazônia’, com a participação dos professores doutores Luiz Antônio de Oliveira e Dércio Luiz Reis, tendo como mediador o diretor de Pesquisa e Inovação do IFAM, Dr. Paulo Henrique da Rocha Aride.

Na ocasião, os participantes abordaram questões relacionadas à biodiversidade e a socialização do conhecimento produzido na Amazônia, além da necessidade de aumentar recursos humanos qualificados e investir mais em infraestrutura para as pesquisas.

Concurso do NIT/IFAM

Ainda na cerimônia de abertura, o servidor técnico-administrativo Erlison Soares Lima, do Campus Manaus Centro (CMC), recebeu o prêmio de vencedor do concurso da logomarca do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT/IFAM). A premiação teve o patrocínio da Philco da Amazônia.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.