Educação

IFAM desenvolve ferramenta virtual para integração de alunos

Redação
Escrito por Redação

Quando as pessoas ingressam em locais novos, frequentemente costumam ter dificuldades para se ambientar, principalmente quando são lugares grandes e totalmente desconhecidos. Essa é uma situação vivenciada pelos alunos ingressantes do Campus Manaus Centro (CMC), unidade do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) mais antiga e que recebe a maior quantidade de estudantes anualmente, por meio do processo seletivo.

Pelo Manaus Centro passam diariamente alunos de diversas modalidades de ensino, da educação básica à pós-graduação, e alguns normalmente não sabem onde estão localizadas coordenações, laboratórios, biblioteca e salas. Para facilitar a integração imediata ao meio acadêmico, a Coordenação de Comunicação Social do Campus Manaus Centro (CCS/CMC) deu início ao projeto ‘CMC 360°’, o qual tem como objetivo desenvolver uma ferramenta que possibilite ao novo estudante um contato virtual com a infraestrutura do Campus.

A ideia é que o próprio aluno faça um tour no universo do Campus Manaus Centro, por meio de fotografias panorâmicas, feitas em todos os espaços pedagógicos e administrativos do CMC. Para o registro dos locais, realizou-se um levantamento in loco de todos os espaços, e comparou-se com a planta-baixa disponibilizada pelo setor de engenharia. Após a fase de identificação dos ambientes, estabeleceu-se um cronograma para a realização dos registros fotográficos.

O espaço virtual está sendo produzido a partir de ferramentas gratuitas, como o Google Street View para registrar e armazenar as fotos em 360º, e o Wix para desenhar a interface inicial. “Nas próximas etapas, esperamos contar com ferramentas próprias, mas também gostaríamos de aumentar a nossa equipe, incluindo profissionais e alunos dos cursos voltados para a Tecnologia da Informação, que possam nos ajudar no desenvolvimento tecnológico da aplicação para IOS e Android”, explicou o coordenador da CCS/CMC e designer, Erlison Soares Lima.

Atualmente, o projeto conta com as estudantes Sabrina Silva do Nascimento e Kelly Nayara de Vasconcelos Gonçalves, finalistas do curso superior de Tecnologia em Produção Publicitária e bolsistas dos Programas Integrais 2016/1.

De acordo com o idealizador do projeto, o lançamento da plataforma virtual está previsto para julho deste ano, como resultado do edital dos Programas Integrais 2016/1.

Para conhecer o CMC 360°, acesse http://ccscmc.wix.com/cmc360.

Equipe-CMC-360°

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.