Esportes

IFAM representa região norte pela primeira vez no xadrez feminino

A etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais 2016 acontece em Brasília.
A etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais 2016 acontece em Brasília.
Redação
Escrito por Redação

Pela primeira vez uma equipe feminina do Instituto Federal de Educação do Amazonas (IFAM) representa a região norte no xadrez nos Jogos dos Institutos Federais 2016 – Etapa Nacional. As meninas do Amazonas conquistaram a vaga após ganhar a medalha de ouro na etapa regional, em Manaus.

Composta por cinco alunas, Luciana Veras e Lorena Leones do campus Manaus Centro, Letícia Minoria e Jelena Batista do campus Presidente Figueiredo e Luiza Mendes do campus Parintins, a equipe disputa cinco rodadas com representantes das outras quatro regiões mais o Instituto Federal de Brasília, que sedia as competições. Após as rodadas por equipe, as alunas competem na etapa individual.

A etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais 2016 acontece em Brasília.

A etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais 2016 acontece em Brasília.

Conscientes da dificuldade que é enfrentar equipes mais experientes nos jogos, as enxadristas revelam que a experiência é única e de muita aprendizagem. “O nível nacional comparado com o nível regional é altíssimo. Estamos pegando toda a experiência possível para melhorarmos cada vez mais nas nossas próximas competições”, conta Luciana. Para a técnica da equipe, Profª Lorena Queiroz, na etapa nacional “as concorrentes das outras regiões são fortes, e por ser a primeira vez das meninas competindo nesse nível, elas acabam ficando mais nervosas”, ressalta a técnica. As alunas disputaram a etapa por equipe nos dias 5 e 6 de outubro e ficaram em 5º lugar geral com 2 vitórias e 3 derrotas.

Revelação nos jogos

O hábito de manusear as peças do xadrez começou cedo na vida da Jelena Batista, aluna do 3º ano do IFAM campus Presidente Figueiredo. Mas não foi no modo tradicional de jogar que aluna descobriu o xadrez. Jelena aprendeu sozinha, por meio do jogo de computador que tinha em casa. “Antes de entrar no IFAM eu sempre jogava xadrez no computador para passar o tempo. Foi assim que aprendi. Não tinha tabuleiro e nem com quem jogar” conta Jelena.

Após entrar na instituição, Jelena foi convidada a participar dos Jogos do Instituto Federal do Amazonas (JIFAM), no ano passado, representando seu campus. Foi a grande revelação da modalidade garantindo o primeiro lugar. “Depois desse desempenho eu me dediquei mais esse ano para conseguir ir mais longe. Além disso, o IFAM me incentivou a continuar e melhorar as minhas táticas.” conta a aluna.

Sobre a participação nos Jogos Nacionais, ela afirma: ” É uma oportunidade incrível de adquirir a técnica adequada para jogar xadrez em um nível mais profissional. É sempre uma experiência legal participar dos Jogos”, destacou.

Sobre o JIF Nacional

A etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais 2016 acontece em Brasília até 09 de outubro. O IFAM conta com uma delegação de 40 alunos-atletas para as competições. Os alunos são de diversos campi da capital e do interior do Amazonas e competem em quatro modalidades: Natação, Atletismo, Handebol Masculino e Xadrez Feminino.

As competições acontecem no Instituto Federal de Brasília – campus Taguatinga, Universidade Católica de Brasília e Complexo Esportivo do Comando Militar do Planalto, em Brasília.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.