Cidades

Inaugurado o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da UEA

Cerimônia de inauguração do Centro de Pesquisa/Foto: Joelma Sanmelo
Redação
Escrito por Redação

Desenvolver pesquisas, tecnologias e ajudar profissionais de saúde do interior do Amazonas, são alguns dos objetivos do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Escola Superior de Ciências da Saúde, da Universidade do Estado do Amazonas (UNA-SUS Amazônia), inaugurado, ontem (05).
O centro é o primeiro resultado de um projeto de cooperação técnica e científica entre Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Samsung Electronics, e está está instalado na Escola Superior de Ciências da Saúde da UEA (ESA), na Avenida Carvalho Leal, na Cachoeirinha.

“É um laboratório moderno em que novas tecnologias de comunicação e informação estarão disponíveis para desenvolver projetos, softwares e levar conhecimento para as comunidades e equipes de saúde da família no interior do Amazonas”, enfatizou o Reitor da UEA, Cleinaldo Costa.

Cerimônia de inauguração do Centro de Pesquisa/Foto: Joelma Sanmelo

Cerimônia de inauguração do Centro de Pesquisa/Foto: Joelma Sanmelo

O UNA-SUS Amazônia utiliza os recursos provenientes da multinacional sul-coreana voltados para Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). O vice-presidente para Novos Negócios da Samsung, Benjamin Sicsú, enfatiza que a empresa também tem um compromisso com o desenvolvimento sustentável da Amazônia. “A parceria com a UEA é justamente de criar uma série de projetos para a melhoria da qualidade e formação. Temos o Samsung Ocean e hoje inauguramos o Centro de Pesquisa para desenvolver conhecimento e, assim, melhorarem a qualidade do atendimento público”, exemplificou.

O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (UNA-SUS Amazônia) é coordenado pelos professores Waldeyde Magalhães e Vinicius de Araújo Oliveira. O coordenador técnico do UMA-SUS Amazônia, Vinicius Oliveira, explica como funcionará o Centro de Pesquisas. “Os cursos que são oferecidos aos profissionais de saúde poderão ser levados por meio de tablets e celulares para o campo, como o interior do Amazonas”, relatou.

Sobre o Centro de Pesquisas

O Centro tem como missão o desenvolvimento de soluções tecnológicas educacionais que possibilitem a orientação permanente dos profissionais de saúde, vencendo a barreira de chegar a regiões remotas, vulneráveis, de difícil acesso e onde não há banda larga de acesso à internet. Neste caso, o acesso às informações se dará por meio do uso de aplicativos em smartphones ou tablets, que podem funcionar mesmo sem conexão contínua à web.

O UNA-SUS Amazônia tem um ambiente próprio, baseado em um moderno conceito de arquitetura que inclui um auditório, área administrativa e sala para a equipe de Tecnologia de Informação (TI) que fará o desenvolvimento e prestará todo apoio com relação aos sistemas, produtos e conteúdo gerados. Uma sala de produção científica também foi construída no local para que os alunos envolvidos no projeto possam, sob a coordenação de um professor, participar da organização e elaboração de artigos científicos.

O plano de P&D da Samsung contempla o desenvolvimento de projetos que explorem o potencial das tecnologias embarcadas nos dispositivos móveis como plataforma de educação. Estes projetos envolvem ferramentas de organização e distribuição de conteúdo customizado e oferecem um ambiente interativo virtual. Desta forma, o Projeto UNA-SUS Amazônia é mais uma das diversas iniciativas nesta área de conhecimento tão importante em países e regiões em desenvolvimento.

O QUE É UNA-SUS?

O Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) foi criado pelo Ministério da Saúde em 2010 para atender às necessidades de capacitação e educação permanente dos profissionais de saúde que atuam no SUS.

O Sistema é composto por três elementos: a rede colaborativa de instituições de ensino superior, que atualmente conta com 35 instituições de ensino superior, o Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES) e a Plataforma Arouca.

Um dos objetivos da UNA-SUS é a educação permanente, visando à resolução de problemas presentes no dia a dia dos profissionais de saúde que atuam no SUS. Para isto, os cursos oferecidos pela Rede têm enfoque prático e dinâmico, utilizando casos clínicos comuns.

Todos os cursos são inteiramente gratuitos e a modalidade de educação a distância foi escolhida para facilitar o acesso dos profissionais de saúde aos cursos, que possuem diversos níveis de capacitação acadêmica e podem ser acessados facilmente.

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) integra o UNA-SUS desde 2014, passando a ter acesso aos métodos e tecnologias desenvolvidos pelo Sistema. A UEA tem notório reconhecimento em telessaúde devido à experiência bem-sucedida no Programa Telessaúde Brasil, e conta com condições muito favoráveis para desenvolver atividades de pesquisa e desenvolvimento de aplicativos de telessaúde, assim como realizar os testes para melhoria contínua da solução, razão das características de conectividade da região amazônica e da descentralização dos seus campi.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.