Cidades

Incêndio de grandes proporções destrói casas e mata idosa em Manaus

casa-fogo
Redação
Escrito por Redação

Otília da Silva Pessoa, de 80 anos, morreu carbonizada durante um incêndio de grandes proporções, na tarde de terça-feira (2), na Rua Vicente Reis, bairro São Jorge, Zona Oeste de Manaus. Cinco casas foram consumidas pelo fogo.

De acordo com o tenente do Corpo de Bombeiros, João Filho, a idosa era cadeirante. Os netos ainda chegaram tentar salvá-la da rede onde estava deitada, mas o fogo se alastrou rapidamente pela casa de madeira e não conseguiram.

O fogo teria iniciado após um curto circuito na fiação elétrica da tomada de um ventilador - fotos: divulgação/Corpo de Bombeiros

O fogo teria iniciado após um curto circuito na fiação elétrica da tomada de um ventilador – fotos: divulgação/Corpo de Bombeiros

O sinistro teria iniciado por volta das 12h50, em uma das casas. Quatro viaturas da corporação foram ao local para combater as chamas. Dos cinco imóveis atingidos pelo fogo, três tiveram perda total e duas ficaram parcialmente destruídas. Antes de serem consumidas pelas chamas, moradores ainda conseguiram salvar alguns objetos das residências como – eletrodomésticos e móveis.

Conforme o Corpo de Bombeiros, o fogo teria iniciado após um curto circuito na fiação elétrica da tomada de um ventilador. Na ocasião, o neto da idosa, Isaías Gabriel, de 15 anos, tentou salvá-la, mas o fogo se alastrou rapidamente na rede em que estava Otília.

Além da idosa, uma pessoa, não identificada, tentou ajudar e sofreu queimaduras pelo corpo e levada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para uma unidade hospitalar da capital.

Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, o atendimento a ocorrência foi de 13 minutos, mas os populares informaram que a corporação demorou muito para chegar ao local. Moradores ainda chegaram a utilizar mangueiras e baldes para controlar as chamas.

“O neto da vítima disse que viu um curto circuito na fiação da tomada de um ventilador. O fogo começou a incendiar muito rápido e não conseguiram retirar à senhora da residência.

Por ser uma casa de madeira a queima foi rápida causando a propagação para outras residências. A ajuda dos populares é louvável, mas sempre tem que ter o cuidado com a segurança”, informou o tenente.

Uma equipe da Eletrobrás Amazonas Energia também esteve no local para fazer a retirada de um fio de alta tensão [energizado] que estava sobre as casas, o que dificultou os trabalhos dos bombeiros. A perícia criminal do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC) também foi acionada para investigar e confirmar as causas do incêndio.

Durante a remoção do corpo da idosa por uma equipe do Instituto Médico Legal (IML), vizinhos tentaram tirar fotos da vítima, mas foram impedidos pelos familiares e gerou uma confusão no local.

Por Josemar Antunes

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.