Amazonas Formal & Informal

Indígenas da etnia Mura estão ameaçando fechar a estrada de Autazes

Tribos dos Muras em ritual... (foto: ilustrativa)
Tribos dos Muras em ritual... (foto: ilustrativa)
Redação
Escrito por Redação

Indígenas da etnia Mura estão ameaçando fechar a estrada que liga Manaus a Autazes, AM – 254,  próximo ao Km 92, caso não sejam atendidos em suas reivindicações.

O líder da comunidade, professor Everton Mura, disse que o primeiro movimento, feito no dia 02 de agosto, eles protestaram contra o arrendamento de terras indígenas e contra a ameaça de fazendeiros. Everton disse que infelizmente, existem alguns chefes indígenas (Tuxauas) arrendando terras para fazendeiros sem o consentimento das lideranças.

No movimento desencadeado na manhã desse dia (10) eles estão reivindicando mais escolas, melhoria na saúde, melhoria dos ramais, que estão todos esburacados, ampliação do território das comunidades e contra a devastação de terras praticadas por posseiros e fazendeiros da região.

Everton disse que a população Mura está crescendo e precisa de mais espaço para abrigar os povos indígenas dessa etnia. Representantes do governo prometeram visitar a área. Eles estão à espera de soluções para as suas reivindicações.

Tribos dos Muras em ritual... (foto: ilustrativa)

Tribos dos Muras em ritual… (foto: ilustrativa)

A estimativa de Everton é que hoje existam em torno de 22 mil indígenas da etnia Mura na região de Autazes. Eles estão distribuídos em 23 aldeias. Com o crescimento dos povos, a comissão de negociação formada por líderes das comunidades, passaram a requerer do governo as garantias constitucionais e mais terras, que possam abrigar os indígenas, em segurança e em condições de sobrevivência.

Os representantes das comunidades garantem que se não forem atendidos em suas reivindicações, a estrada de Autazes será interditada definitivamente até o final da tarde.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.