Amazonas Cidades

Iniciada a ‘Operação vazante’ com atendimento a 17 municípios do AM

Atendimento às famílias atendidas pela cheia no Amazonas/Foto: Nathalie Brasil
Atendimento às famílias atendidas pela cheia no Amazonas/Foto: Nathalie Brasil
Redação
Escrito por Redação

A Defesa Civil do Amazonas, iniciou ontem(17), a “Operação Vazante”, que consiste em atender, inicialmente, com 10 mil kits de limpeza, 17 municípios das calhas do Juruá, Purus, Alto e Baixo Solimões, Médio e Baixo Amazonas.
“Neste período de descida das águas, quando todas as calhas já se encontram na vazante natural, é comum o acumulo de lixo nas ruas e residências, o que torna favorável o aparecimento de doenças parasitológicas. O objetivo da Defesa Civil do Estado com esta ação é prevenir e garantir a saúde da população do interior”, informou o subcomandante do órgão, coronel Fernando Pires Junior.

Os kits de limpeza são compostos por seis itens: vassoura, rodo, sabão em pó, sabão em pedra, escova e balde.

Dos 17 municípios que serão atendidos nesta primeira etapa, 15 já saíram da Situação de Emergência (Itamarati, Guajará, Ipixuna, Eirunepé, Envira, Carauari, Pauiní, Tabatinga, Amaturá, Codajás, Borba, Itacoatiara, Boa Vista do Ramos, Parintins, Barreirinha), e um do Estado de Calamidade Pública (Boca do Acre).

O município Careiro da Várzea, que permanece em Emergência, também será atendido nesta fase, devido a uma solicitação do município. Para esta localidade seguem hoje 1.200 kits.

Na segunda etapa de atendimento, que vai beneficiar os demais municípios que saírem da condição de Emergência e necessitarem do apoio do Estado, a Defesa Civil já disponibilizou 12 mil kits, totalizando o aporte humanitário de 22 mil conjuntos de limpeza.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.