Brasil

Inscrições para o Enem 2015 se encerram nesta sexta-feira(05)

Inscrições ao ENEM terminam hoje/Foto: USP
Inscrições ao ENEM terminam hoje/Foto: USP
Redação
Escrito por Redação

As inscrições para a edição 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terminam hoje, sexta-feira (05), às 23h59 (no horário de Brasília). Hoje, também, é a data limite para fazer qualquer alteração nos dados cadastrais.
Um balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) informou que, até as 10h00 de quinta-feira (04), 5,8 milhões de estudantes fizeram a inscrição no site. As provas serão aplicadas nos dias  24 e 25 de outubro em mais de 1,7 mil municípios em todo o País.

As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, no site do exame. Este ano, o Ministério da Educação (MEC) vai aceitar apenas um participante por endereço eletrônico. Até o ano passado, um mesmo endereço podia ser usado por vários estudantes.  Após fazer a inscrição, os candidatos devem ficar atentos ao e-mail, que será usado para a comunicação direta com cada um dos inscritos.

A partir deste ano, o cartão de confirmação de inscrição não será enviado pelos Correios. Ficará disponível na página do Enem na internet. Os locais de prova serão informados no cartão de confirmação da inscrição e será de responsabilidade do estudante fazer a verificação.

A taxa de inscrição teve reajuste e será de R$ 63. Desde 2004, o valor pago era R$ 35. Ficam isentos da taxa os estudantes que encerraram o ensino médio na rede pública e os que apresentarem declaração de carência socioeconômica. Quem não for isento deverá pagar a taxa até o dia 10 de junho.

É também na inscrição que os participantes podem pedir atendimento especializado ou específico. O atendimento especializado é oferecido a pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual, surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo, discalculia ou com outra condição especial.

á o atendimento específico é oferecido a gestantes, lactantes, idosos, estudantes em classe hospitalar e sabatistas – pessoas que, por convicção religiosa, guardam o sábado.

Os travestis e transexuais poderão usar o nome social durante a prova. A solicitação de uso do nome social deverá ser feita pela internet, após a inscrição. Antes, era preciso fazer a solicitação por telefone. Os participantes que desejarem esse atendimento deverão enviar cópia do documento comprobatório, pelo sistema de inscrição, entre 15 e 26 de junho.

A nota do exame pode ser usada para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec). Ela também é pré-requisito para firmar contratos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), obter bolsas de intercâmbio pelo Programa Ciência sem Fronteiras e certificação do ensino médio.(Terra)

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.