Amazonas Política

Instalados Núcleos Judiciários em cinco municípios do Amazonas

Gov. José Melo e a Desa. Graça Figueiredo/Foto: Valdo Leão
Redação
Escrito por Redação

A população dos municípios de Tabatinga, Benjamin Constant, Atalaia do Norte, São Paulo de Olivença e Amaturá passam a contar, a partir de hoje (11), com um Centro Judiciário de Soluções de Conflitos que tem como meta reduzir número de processos e dar celeridade à resolução de casos antes da formalização judicial.
Instalado pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), hoje, quarta-feira (11), o polo que vai funcionar no Fórum Desembargador Walmir Boná, em Tabatinga, é o sétimo em operação no Estado. Até o final do ano, os núcleos de conciliação estarão presentes em mais cinco cidades amazonenses.

Em visita a Tabatinga para o lançamento do Banco do Povo e entrega de tablets para professores, o governador José Melo participou da solenidade da implantação do Centro de Conciliação, ao lado da presidente do TJAM, desembargadora Graça Figueiredo, e do desembargador Sabino Marques, do magistrado Gildo Alves de Carvalho, e da juíza titular da cidade, Daniele Monteiro, que vai coordenador o núcleo.

Com o Centro, a Justiça do Amazonas busca a resolução amigável antes do ajuizamento das ações. Além de facilitar o acesso e desafogar o judiciário, a medida reduz o tempo para as resoluções. “A escolha da instalação aqui é muito feliz. Essa região é uma das mais pobres do Amazonas e enfrenta muitos conflitos. A instalação desse centro dará uma chance de fazer uma mediação mais rápida”, destacou o governador.

Casos que poderiam levar mais de três anos para uma solução, poderão ser resolvidos em duas audiências a partir da implantação do Centro. De acordo com o governador, a vinda do núcleo judiciário trará ganhos para a sociedade aproximando a população do Alto Solimões da justiça. “Isso é um avanço na justiça porque teremos condições de fazer com que as pessoas que chegam aqui com seus litígios possam fazer através do questionamento amigável”, afirmou Graça Figueiredo.

Melo fala sobre a importância dos Núcleos Judiciários/Foto: Valdo Leão

Melo fala sobre a importância dos Núcleos Judiciários/Foto: Valdo Leão

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.