Esportes

JEAs 2016 consagra campeões e revela classificados para o JEJ

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Redação
Escrito por Redação
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Após dez dias de muita emoção e disputas, o 39° Jogos Escolares do Amazonas (JEAs) chegou ao seu penúltimo dia nesta sexta-feira, dia 29, e revelou os campeões do futebol, futsal, voleibol e basquete. O evento é uma realização do Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Neste sábado, 30, o torneio encerra com muita natação e basquete.

Todos aqueles que faturaram o primeiro lugar pelo JEAS 2016 conquistaram vaga para os Jogos Escolares da Juventude (JEJ), que acontece de 20 a 29 de setembro para a categoria infantil (12 a 14 anos) e de 10 a 19 de novembro para a Juvenil(15 a 17 anos). Ambos serão realizados em João Pessoa, na Paraíba.

Escola da Zona Leste é campeã no Futebol
A Escola Estadual Prof° Jorge Karam Neto levou a Zona Leste de Manaus ao lugar mais do pódio pelo futebol masculino. A instituição de ensino do bairro Tancredo Neves venceu nos pênaltis o atual campeão, Prof° Adelaide Tavares, por 6 a 5, depois de um empate em 0 x 0 no tempo normal.

“Essa conquista é fruto da parceria entre a escola, os pais, alunos, e a comunidade. Este título é bastante importante e é resultado de muita entrega dedicação e força de vontade. Estamos muito felizes”, comemorou o gestor da escola, Ednaldo Barbosa.

A Escola Estadual Eng. Artur Soares Amorim ficou com a medalha de bronze.

Voleibol – dobradinha no pódio
Em quadra, o La Salle mostrou total domínio na categoria juvenil do voleibol. A escola do bairro Dom Pedro conquistou o título no naipe feminino e masculino e teve motivos para se despedir do JEAs fazendo a festa.

No feminino, o primeiro lugar veio após uma disputa de tirar o fôlego contra as campeãs de 2015, Recanto da Criança. O placar de 3 a 2, com direito a vitória no tie brake por 15 a 17, fez a equipe lassalista recuperar o título perdido em 2015. A terceira posição ficou com o Centro Educacional Adalberto Valle.

“A gente batalhou muito, treinamos demais e nos preparamos muito. Ano passado perdemos a mesma final e respeitamos muito o Recanto, pois é uma equipe forte e qualificada. A gente sabia que para ganhar deles tinha que vencer de pouquinho. E foi exatamente assim, vencemos de pouquinho, 3 a 2. Estou feliz, aliviado e contente. Agora é preparar para ir à Paraíba. Nós não vamos para passear, vamos para honrar o Amazonas”, disse o técnico do La Salle, Alexandre Chaves.

Com a mesma pegada, a turma do masculino garantiu a “dobradinha” para a equipe do bairro Dom Pedro, ao vencer por 3 sets a 0 a equipe da Nilton Lins. O Colégio Brasileiro Pedro Silvestre ficou com a medalha de bronze.

Manacapuru é destaque no Futsal
Com show e muita qualidade técnica em quadra, as meninas e meninos das categorias infantil e juvenil do futsal proporcionaram aos torcedores muita emoção.

O destaque ficou por conta da conquista da Escola Estadual José Mota, de Manacapuru, que desbancou a atual campeã, Recanto da Criança, por 3 a 0. Ariane, Graziela e Andreína foram às autoras do título na categoria juvenil.

“A escola dá muita prioridade para o futsal, principalmente o feminino. Nós estamos trabalhando faz tempo para poder conquistar esta vitória. Esse título representa muito, pois viemos à Capital outras vezes e já perdemos as duas finais. Por isso, o primeiro lugar é de grande valor para nós”, destacou o técnico da equipe, Fredson Leite, que comemorou bastante o primeiro título da escola no JEAs.

Na decisão do terceiro lugar, o Instituto Bereano de Coari goleou a Escola Estadual Pedro Aguirre, de Manicoré, por 5 a 1.

O título na categoria infantil ficou com o CMPM IV Áurea Pinheiro Braga, que aplicou 3 a 0 no La Salle. A terceira posição ficou com a escola Artur Soares, que venceu por 5 a 4 o Jorge Resende Sobrinho.

No masculino infantil, o título ficou com a Escola Estadual Prof. Gilberto M, de Nhamundá, que venceu apertado a Escola Estadual Tiradentes por 8 a 7. Na decisão do juvenil, o Recanto da Criança faturou o título ao passar pela Escola Estadual Julieta Lopes de Albuquerque, de Novo Aripuanã, por 4 a 2.

Basquete – La Salle campeão
Tradicional equipe do basquete estudantil, o La Salle conquistou o primeiro lugar na categoria infantil, na manhã desta sexta-feira, dia 29, no ginásio Ninimbergue Guerra, no São Jorge. A vitória por 48 a 19 em cima do Adalberto Valle fez o time do Dom Pedro ficar com a taça do JEAs.

JEAs encerra neste sábado
Os Jogos Escolares do Amazonas (JEAs) encerra neste sábado, 30, com duas decisões. As finais em questão ficam por do Basquete e da Natação. A partir das 8h30, na piscina Olímpica do Clube do Trabalhador SESI, no Coroado, na Zona Leste, os nadadores vão brigar pelo lugar mais alto do pódio. Nesta prova, também participam paratletas.

Pelo basquete, às 8h, as meninas da Escola Estadual Prof. Ruy Alencar e a Escola Estadual Profª. Sebastiana Braga se enfrentam. Disputam a final do juvenil masculino as equipes do Adalberto Valle e La Salle, a partir das 10h. Todos os jogos são no ginásio Ninimbergue Guerra, no São Jorge.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.