Amazônia Destaques Esportes

JEAS dá início à última seletiva do interior movimentando mais de 100 alunos

JEAS dá início à seletiva no interior/Foto: Mauro Neto
Redação
Escrito por Redação

Depois de movimentar 61 municípios e uma média de 100 mil alunos, os Jogos Escolares do Amazonas (Jeas) seguem para sua última seletiva de polo, amanhã, terça-feira (28), em Iranduba, no Ginásio Municipal Josué Araújo de Almeida. As modalidades em disputa serão de Futsal, Handebol e Vôlei, das 08h00 às 16h0.
Aliás, Iranduba, fecha a competição com chave de ouro, ao registrar o maior número de atletas participantes, 1.500 no total, dos três mil que se concentraram desde o dia 15 de maio em Silves, Humaitá, Coari, Barcelos e Parintins, quando iniciou a seletiva.

Após o interior, a peneira começou nas escolas estaduais, municipais e instituições federais da Capital. Hoje, segunda etapa, uma média de 280 colégios participaram.

“As seletivas no interior envolveram 61 municípios e os atletas se concentraram nos seis polos para as disputas. Em Silves, a abertura foi quase no final de maio e Iranduba foi o local mais escolhido pelos atletas dos outros municípios. Todas as competições foram muito boas e o nível técnico esteve excelente”, explicou a gerente do JEAs, professora Lilian Valente.

Inscrições abertas para a final

Com a realização da última seletiva em Iranduba, toda a comunidade escolar ficará conhecendo aqueles que se classificaram para a etapa final da competição, que ocorre em Manaus de 21 a 30 de julho, e reúne quatro mil pessoas.  Para garantir a participação, no entanto, não basta apenas ter subido ao pódio nas seletivas, é necessário realizar inscrição – que é gratuita – até o dia 8 de julho, na Arena Amadeu Teixeira, localizada em Flores, na sala de Departamento de Esporte, em horário comercial (8h às 17h).

“A final em Manaus reúne tanto as modalidade coletivas, quando individuais, e o atleta tem que ficar atento às inscrições, caso contrário ele é desclassificado. O congresso técnico está previsto para 12 de julho e a abertura oficial da final acontece no dia 20 de julho, na Arena Amadeu Teixeira”, explicou Valente.

Ao todo, são 16 modalidades em disputa no torneio interescolar, sendo Atletismo, Badminton, Basquete, Ciclismo, Futsal, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Luta Olímpica, Natação, Tênis de Mesa, Vôlei de Quadra, Vôlei de Praia Xadrez, Jiu-Jítsu e Futebol, essas dois últimos esportes são inéditos na competição. As categorias disponíveis são infantil (de 9 a 11 anos) e juvenil (de 15 a 17).

Os campeões da categoria Infantil disputam os Jogos Escolares da Juventude (JEJ) na cidade de João Pessoa, na Paraíba, entre os dias 20 a 29 de setembro. Já os vencedores da categoria Juvenil disputarão a mesma edição do torneio em novembro, na mesma Capital, de 10 a 19 de novembro.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.