Política

José Serra chama manifestação da OEA sobre impeachment de “besta”

Ministro das Relações Exteriores, José Serra/Foto: divulgação
Ministro das Relações Exteriores, José Serra/Foto: divulgação
Redação
Escrito por Redação
Ministro das Relações Exteriores, José Serra/Foto: divulgação

Ministro das Relações Exteriores, José Serra/Foto: divulgação

O ministro das Relações Exteriores, José Serra, afirmou nesta segunda-feira (22) que o documento da Organização dos Estados Americanos (OEA) questionando o impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff é “besta” e “malfeito”. Segundo ele, a resposta à OEA cabe ao Congresso, responsável pelo processo.

“O Brasil não tem que responder nada. A OEA mandou um documento besta, mal feito e quem tem que responder a respeito do impeachment é o Congresso”, afirmou o ministro, quando questionado sobre o tema em entrevista após o lançamento de campanha para promover produtos brasileiros no exterior.

No último dia 16, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA notificou o governo interino de Michel Temer e pediu explicações sobre o impeachment.

A medida é resultado de um pedido de liminar protocolado por parlamentares do PT para suspender a tramitação do processo de afastamento de Dilma.

“O impeachment não tem nada a ver com o executivo. Foi uma decisão do Congresso brasileiro. Portanto, a OEA deveria ter se dirigido a eles”, disse Serra.

Ele defendeu que o processo é “inteiramente constitucional” e que as alegações de que representa um golpe de estado são “bobagem”.

EXPORTAÇÕES
A campanha lançada pela Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) tem como mote o slogan “Be Brasil” (Seja Brasil, em inglês) e vai focar na qualidade dos produtos brasileiros para tentar ganhar o mercado internacional.

A ideia é usar a rede de embaixadas e consulados brasileiros para atingir um número maior de mercados – por isso, a Apex foi transferida do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio para as Relações Exteriores.

“O Brasil tem que mostrar que tem qualidade”, disse Serra, citando como exemplo o setor agrícola. “É o mais sustentável do mundo, segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação). Os consumidores do mundo devem saber disso, isso ajuda a vender”, comentou.

(UOL)

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.