Amazonas Política

Josué Neto defende mudança na distribuição de recursos para estados amazônicos

Deputado Josué Neto ao lado de José Melo/Foto: Divulgação
Redação
Escrito por Redação

O deputado Josué Neto (PSD), presidente da Assembleia Legislativa, reforçou seu discurso de união entre os estados da região amazônica em busca de igualdade na distribuição dos recursos nacionais, durante o 11º Fórum de Governadores de Amazônia Legal, encontro realizado no Centro de Convenções Vasco Vasquez, com a presença do governador do Amazonas, José Melo (PROS).
Único presidente dos parlamentos estaduais presente ao evento, Josué Neto se posicionou e defendeu a mudança nos percentuais nacionais de distribuição de verbas que, segundo ele, são feitos atualmente de forma injusta e não proporcionam aos Estados amazônicos o crescimento merecido. Ele destacou que na região há potencial a ser explorado para o desenvolvimento e demandas a serem observadas para promover o avanço por meio da justiça social.

Josué Neto apontou que as necessidades e perspectivas entre Acre, Amazonas, Amapá, Rondônia, Roraima, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso e Pará são semelhantes e que, nacionalmente, a igualdade entre os Estados só será alcançada com a equivalência dos recursos entre as regiões do país de forma que Norte e Nordeste não sejam prejudicados.

O presidente da Assembleia lembrou que, assim como os governadores dos Estados se unem, os legisladores estaduais também buscam discutir os temas comuns, alternativas e alianças para crescimento.

Josué Neto citou ainda a formação do ‘Parlamento Amazônico’, criado em criado em 1999 e presidido atualmente pelo deputado estadual Sinésio Campos (PT-AM), como uma ferramenta importante para consolidar a unidade entre os parlamentos da região. Ele ainda se declarou otimista quanto à junção de forças políticas que levarão à Brasília as reivindicações da região e chamarão a atenção do Governo Federal para a ampliação dos recursos necessários para que os investimentos cresçam.

Nesta edição do 11° Fórum de Governadores de Amazônia Legal, estavam presentes os Governadores do Acre, Sebastião Viana;  do Maranhão Flávio Dino; do Mato Grosso, Pedro Taques; do Pará Simão Jatene; de Rondônia Confúcio Moura; de Tocantins Marcelo Miranda; a governadora de Roraima Suely Campos,  e o vice-governador do Amapá, Papaléo Paes.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.