Amazonas Cultura

Jurados do 50º Festival de Parintins começam a ser sorteados no sábado(20)

Jurados começam ser escolhidos/Foto: Arquivo
Jurados começam ser escolhidos/Foto: Arquivo
Redação
Escrito por Redação

No próximo sábado(20), será realizado, a cargo da Secretaria de Estado da Cultura, às 10h00, o sorteio dos Estados de onde serão selecionados os jurados do 50º Festival Folclórico de Parintins, que acontece entre os dias 26 a 28 de junho, no Bumbódromo de Parintins, a 369 quilômetros de Manaus, no Palacete Provincial, que fica na praça Heliodoro Balbi, no Centro.
De acordo com o regulamento do 50º Festival Folclórico de Parintins, serão sorteados nove Estados, sendo que cada agremiação vetará três deles. Não participarão do sorteio Estados da Região Norte e os que participaram do corpo de jurados de 2014.

Após o sorteio, representantes de cada boi bumbá irão aos Estados sorteados para selecionar os jurados, que deverão ser pessoas de renome nacional, com comprovada atuação nas manifestações folclóricas e culturais brasileiras. Todos deverão retornar ao Amazonas em um prazo máximo de 30 horas antes do início das apresentações.

Não é permitida a atuação de jurados que tenham participado de festivais anteriores e profissionais que exerçam cargos de primeiro e segundo escalão em instituições publicas federais, estaduais e municipais.

O julgamento do 50º Festival Folclórico de Parintins será feito por nove jurados, que serão divididos em três blocos e em três grupos distintos e mistos, sendo: Bloco A: jurados comum / musical. Bloco B: Cênico / Coreográfico e Bloco C: Artístico.

Os jurados deverão chegar ao Bumbódromo no mínimo 45 minutos antes da primeira apresentação e devem permanecer nas cabines até o encerramento dos espetáculos e da votação. A apuração do 50º Festival Folclórico de Parintins vai acontecer às 14h do dia 29 de junho (segunda-feira).

Itens a serem julgados no Festival Folclórico de Parintins:

Apresentador

Levantador de Toada

Batucada ou Marujada

Ritual Indígena

Porta Estandarte

Amo do Boi

Sinhazinha da Fazenda

Rainha do Folclore

Cunhã-Poranga

Boi Bumbá (evolução)

Toada (Letra e Música)

Pajé

Tribus Indígenas

Tuxauas

Figura Típica Regional

Alegorias

Lenda Amazônica

Vaqueirada

Galera

Coreografia

Organização do Conjunto Folclórico

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.