Amazonas Destaques Esportes

Kaká de volta à Seleção Brasileira e Lucas Lima tem sua chance

Técnico Dunga chama Kaká e dá chance a Lucas Lima/Foto: André Durão
Redação
Escrito por Redação

Kaká é a principal novidade da lista anunciada pelo técnico Dunga na manhã de hoje, quinta-feira(13), para os amistosos da seleção brasileira contra Costa Rica e Estados Unidos, nos dias 05 e 08 de setembro, respectivamente. Neymar, apesar de ser desfalque nas duas primeiras partidas das Eliminatórias, em outubro, diante de Chile e Venezuela, e de estar com caxumba, foi mantido na lista.
– O Kaká é uma referência e trouxemos para dar experiência, maturidade. Ele terá um trabalho importante dentro e fora de campo – disse Dunga.

A CBF ainda tem esperança de conseguir sua liberação – o atacante foi suspenso por quatro partidas após confusão e atitude hostil contra o árbitro no fim da derrota por 1 a 0 para a Colômbia, na Copa América. Por conta da indefinição sobre sua situação, o treinador levará 24 atletas.

Na lista de Dunga, Kaká tornou-se o primeiro jogador da Major League Soccer (MLS) a ser chamado para a seleção brasileira. O jogador soube da convocação por mensagens de celular quando se encaminhava para o treinamento do Orlando City.

– Juro que eu não sabia – disse Kaká por mensagem de texto a um amigo presente na convocação.

Lucas e Hulk voltam; “asiáticos” saem

Em relação ao grupo que disputou o torneio, Dunga promoveu 10 mudanças. Além da volta de Kaká, um dos principais ícones da evolução do futebol dos Estados Unidos, palco dos amistosos, a ausência de Thiago Silva foi notada. Ele cometeu pênalti na partida contra o Paraguai, lance que levou a decisão para a disputa das penalidades e a consequente eliminação brasileira nas quartas de final da Copa América. Gabriel Paulista foi chamado para seu lugar.

– Quando se ganha, quando se perde, todos são responsáveis. Não temos nada contra nenhum jogador. O tempo é curto, não temos muitos jogos, sempre que possível vamos abrir o leque. Temos jogadores que já conhecemos o rendimento. Dentro de um estudo feito por nós e por outros treinadores, de campeonatos europeus, se tem uma média de idade para colocar uma equipe em certas competições ou times que foram campeões. Temos que encontrar esse equilíbrio e trazer jogadores mais jovens para adquirir essa experiência, sempre pensando nas eliminatórias.

Os jogadores que atuam em mercados mais alternativos perderam espaço. Robinho, Diego Tardelli e Everton Ribeiro ficaram fora. Em compensação, Lucas e Hulk voltaram à lista. Ambos já haviam sido convocados por Dunga, porém lesões impediram que se apresentassem. Também saíram o goleiro Neto, os laterais Fabinho e Geferson, o volante Casemiro, os meias Fred e Philippe Coutinho.

O técnico abriu espaço a jogadores do futebol brasileiro. Além de Jefferson, Marcelo Grohe e Elias, que já vêm com a Seleção desde o ano passado, foram chamados Alisson, Douglas Santos e Lucas Lima.Os amistosos disputados nos Estados Unidos serão a última etapa de preparação para o principal objetivo da atual comissão técnica, que é classificar a Seleção para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Em outubro, ainda sem datas marcadas, o Brasil enfrentará o Chile, em Santiago, e a Venezuela, em Fortaleza. Em novembro, os adversários serão Argentina, em Buenos Aires, e o Peru, em Salvador.

Os atletas que atuam no futebol brasileiro vão desfalcar as equipes nas rodadas 22, 23 e 24.

– A convocação é fruto de toda uma observação, orientação. Temos na comissão técnica, na CBF, não importa de quem seja a ideia. Se for boa… Não queremos ter razão, nós queremos ganhar e classificar para a Copa do Mundo. No futebol, a grande verdade é o campo. Será dada a oportunidades para quem está se destacando e eles vão confirmar se vão continuar ou não na Seleção. A grande chance que cada um vai ter. Já falei várias vezes que o ideal seria um jogador ter quatro, cinco jogos na Seleção, mas não tem como. O jogador precisa chegar pronto na Seleção, não apenas na parte física, mas na parte psicológica.

Confira a lista:

GOLEIROS

Jefferson (Botafogo)
Marcelo Grohe (Grêmio)
Alisson (Internacional)

LATERAIS

Daniel Alves (Barcelona)
Danilo (Real Madrid)
Filipe Luís (Atlético de Madrid)
Douglas Santos (Atlético-MG)

ZAGUEIROS

Miranda (Internazionale)
David Luiz (PSG)
Gabriel Paulista (Arsenal)
Marquinhos (PSG)

VOLANTES

Luiz Gustavo (Wolfsburg)
Elias (Corinthians)
Ramires (Chelsea)
Fernandinho (Manchester City)

MEIAS

Oscar (Chelsea)
Douglas Costa (Bayern de Munique)
Willian (Chelsea)
Lucas Lima (Santos)
Kaká (Orlando City)

ATACANTES

Neymar (Barcelona)
Roberto Firmino (Liverpool)
Lucas (PSG)
Hulk (Zenit)

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.