Amazonas Cultura Destaques

Liceu ‘Cláudio Santoro’ de Parintins forma a nova geração de artistas amazonenses

Nova geração Caprichoso e Garantido/Foto: Roberto Carlos
Nova geração Caprichoso e Garantido/Foto: Roberto Carlos
Redação
Escrito por Redação

A 369 quilômetros de Manaus, o município de Parintins, tem consolidado, por intermédio do Liceu de Artes “Cláudio Santoro”, uma nova geração de artistas parintinenses. Em quase dois anos de sua criação, mais de sete mil pessoas já foram beneficiadas com os cursos de formação técnica e artística que contribuem para a formação socioeducativa e cultural da juventude do município.
Coordenado pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC), o Centro está instalado nas dependências do Bumbódromo e oferece cursos nas modalidades de artes visuais; audiovisual; dança; música e teatro. O Liceu ainda capacita profissionais que atuam nas associações folclóricas e culturais nas cidades de Barreirinha, Nhamundá, Boa Vista dos Ramos e Maués.

Nesta 50ª edição do Festival Folclórico de Parintins, a instituição mais uma vez abre as portas para que os alunos expressem os talentos ensinados em sala de aula. Cerca de 274 jovens que cursam dança, canto, teatro, capoeira e fotografia vão participar das apresentações dos bumbás Garantido e Caprichoso no Festival.

Ensaios – Para fazer bonito na arena, os alunos estão fazendo os últimos ensaios no Bumbódromo e nas escolas de artes dos bumbás em Parintins. Entre eles, está a jovem Camila de Souza, de apenas 11 anos, que faz curso de iniciação à dança no Liceu. Seu talento será visto por milhares de pessoas na arena, durante a apresentação do Boi-Bumbá Caprichoso. “A nossa equipe de balé está bem treinada e isso é maravilhoso porque amamos o que fazemos. E isso está sendo uma experiência muito importante na minha vida porque eu quero ser bailarina e atuar fora do Brasil”, disse.

Assim como Camila, Alicia Silva, 13 anos, vai dançar no Boi Garantido na segunda noite do festival. “É muito gratificante porque a gente aprende em sala de aula a respeito de nossa cultura e adquirimos novos conhecimentos para a vida. Estamos sendo preparados para ser grande profissionais e, no meu caso, tenho o sonho de ser bailarina profissional porque amo o que faço e poder apresentar na arena o que a gente gosta não tem preço”.

Desenhos – Além das danças, os alunos do curso de Desenho Artístico vão ter suas produções publicadas nas revistas oficiais dos bumbás neste ano. O aluno Denison Silva, 20, é um desses contemplados que teve dois desenhos escolhidos para a publicação do Garantido. Suas criações retratam o tema 2015 do bumbá vermelho e branco.

Ele afirma que os ensinos podem garantir um futuro melhor em sua vida. “As aulas têm ajudado muito na minha vida porque eu acredito que vou ter uma vida melhor com o que tenho aprendido. E ao ver minhas produções na revista, fiquei muito feliz porque isso é reconhecimento do meu pequeno trabalho”.

Dedicação –  O compromisso com o ensino e aprendizado desenvolvido na vida de milhares de cidadãos no Liceu de Artes é a marca da equipe técnica formada por 91 colaboradores. Para o professor de iniciação de dança, Gledson de Oliveira, o Liceu cumpre o papel fundamental na formação sociocultural dos jovens.

“É um prazer muito grande poder passar meus conhecimentos para essas crianças e jovens. Antes não tínhamos essa estrutura em nossa cidade e com a criação do Liceu conseguimos ter um espaço para trabalhar a nossa cultura na vida de muitas pessoas. E o melhor de tudo isso é que as crianças saem da ociosidade e vão aprimorar seus dons e talentos. No futuro, quem sabe são elas que vão está passando para as novas gerações de Parintins sem deixar perder esse brilho da nossa cultura”.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.