Amazonas Política

Linha fluvial urbana como novo transporte coletivo, discutida na CMM

Orla fluvial de Educandos, em Manaus/Foto: Robervaldo Rocha
Orla fluvial de Educandos, em Manaus/Foto: Robervaldo Rocha
Redação
Escrito por Redação

O transporte fluvial urbano, como um novo modal para melhorar o fluxo do trânsito em Manaus, voltou a ser tema em discussão no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM), durante o Pequeno Expediente de hoje, segunda-feira (03).
O vereador Mário Frota (PSDB) trouxe o assunto à tona, ao destacar que o novo modal é uma saída para amenizar o trânsito na capital. “É preciso encaminhar como indicação ao prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto (PSDB), a ideia de um transporte coletivo de passageiro marítimo”, observou o parlamentar.

Conforme a ideia do parlamentar, a trajetória do modal começaria no bairro Colônia Oliveira Machado, zona Sul, passando pelas orlas dos bairros Mauazinho, zona Leste, Educandos, zona Sul, São Raimundo, zona Oeste, e Ponta Negra, zona Oeste, como último porto. “o trajeto faria todo o contorno da orla marítima de Manaus. As pessoas evitariam o tempo perdido no trânsito, devido à distancia até o Centro da cidade e, principalmente, os engarrafamentos. Com esse modal, os passageiros estariam no Centro em meia hora. É uma ótima ideia, se o prefeito acatar”, disse o vereador.

O vereador Plínio Valério (PSDB) não perdeu a oportunidade e lembrou que a linha fluvial urbana foi um dos temas defendidos na sua campanha, em 2004, quando se candidatou a prefeito de Manaus, porém sua luta não obteve êxito. “Não podemos fugir dessa realidade, inclusive, agora, coloquei como emenda na Lei Orçamentária do Município (LOA), que infelizmente foi vetada, mas gostaria de colocar essa ideia, pelo menos, como diretriz na LOA, visto que, o transporte fluvial será uma das saídas para conter o caos no trânsito”, frisou Plínio Valério.

“A busca de novos modais para a cidade de Manaus, como o transporte fluvial, é importante. É mais uma saída para melhorar a mobilidade urbana, principalmente quando interliga os bairros distantes um do outro”, observou o presidente da Comissão de Transporte, Viação e Obras Públicas da CMM (Contvop), vereador Rosivaldo Cordovil (PTN).

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.