Amazônia Maranhão

MA: Campanha Outubro Rosa tem lançamento oficial em São Luís

Redação
Escrito por Redação

Com o objetivo de conscientizar e alertar as mulheres sobre os cuidados com a saúde, foi lançada oficialmente, neste sábado (3), no Centro de Ensino Médio (CEM) São Cristóvão, Anexo Coquilho, na Zona Rural de São Luís, a campanha Outubro Rosa. Para a ocasião, o Governo do Maranhão, por meio das secretarias de Estado da Mulher (Semu) e da Saúde (SES), organizou uma programação de ações voltadas para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer.Em parceria com a Prefeitura de São Luís, o lançamento da campanha Outubro Rosa integrou edição do projeto ‘Todos por São Luís’, desenvolvido pelo Executivo Municipal. O prefeito de São Luís, Edvaldo Holanda Júnior, destacou a importância do trabalho conjunto entre o Governo do Estado e A Prefeitura de São Luís. “É uma satisfação realizar mais uma etapa do programa ‘Todos por São Luís’ aqui no Coquilho, contando com a parceria do Governo do Estado, por meio da SES e da Semu. Posso dizer que pela primeira vez São Luís pode caminhar de mãos dadas, com Prefeitura e Governo do Estado ao lado da população”, afirmou o prefeito.

 
“Hoje iniciamos um atendimento unificado que fará a diferença na vida das mulheres, pois oportuniza o acesso aos serviços de prevenção ao câncer de mama e do colo do útero”, afirmou a secretária de Estado da Mulher Laurinda Pinto, que marcou presença no lançamento do Outubro Rosa.

O lançamento da campanha também contou com a participação do subsecretário de Estado da Saúde, Carlos Eduardo Lula, que classificou como fundamental as ações de prevenção em Saúde. “O Governo do Estado adotou a campanha de forma permanente, destacando durante todo o ano que a conscientização, a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama são as principais formas de proteção das mulheres”, afirmou.

Campanha Nacional

O Outubro Rosa ocorre em todo o país sob a orientação do Instituto Nacional do Câncer (Inca) que este ano lançou a campanha com o tema ‘A melhor luta contra o Câncer de mama é a prevenção: prevenção é atitude’. Toda mobilização do Outubro Rosa é para alertar as mulheres sobre o que é possível fazer para reduzir o risco de desenvolver a doença, falando sobre as causas do câncer, sintomas, autoexame das mamas, entre outros assuntos importantes. Material informativo está disponível para população feminina em todas as unidades de saúde do Estado e pontos estratégicos.

O subsecretário fez um chamamento a todas às mulheres para a prevenção, alertando que o quanto antes for detectada a causa da doença, mais eficaz é o tratamento e as chances de cura. “Temos que refletir que essa mobilização tem que ser feita o ano inteiro, tendo sua culminância em outubro”, destacou Carlos Lula.

(O Imparcial)

 

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.