Amazônia Maranhão

MA: escolas públicas mobilizam comunidade estudantil em programações cívicas

Redação
Escrito por Redação

As 19 Unidades Regionais de Educação (UREs) do Estado estão realizando, em seus respectivos municípios, durante todo este mês, paradas cívicas e desfiles estudantis, além de atividades culturais e cívicas no ambiente escolar, alusivas à independência do Brasil. A exemplo da cidade de Imperatriz onde a Banda Marcial Estadual Amaral Raposo, fanfarra oficial da URE de Imperatriz, abriu o desfile das escolas da rede estadual, na segunda-feira (7).Participaram da festa cívica os Centros de Ensino Caminho do Futuro, Vinicius de Moraes (antigo Castelo Branco), Tancredo de Almeida Neves, Nascimento de Moraes, Mourão Rangel, Estado de Goiás e Colégio Militar Tiradentes II.

 
O CE Caminho do Futuro trouxe várias homenagens aos escritores maranhenses e contadores de histórias, resultado dos projetos de literatura realizados este ano, como a III Mostra Literária Leitura em Cena. Um pelotão misto foi composto por outras três escolas da rede pública estadual: CE Nascimento de Moraes, CE Mourão Rangel e CE Estado de Goiás, que foram acompanhadas pela fanfarra do CE Tancredo de Almeida Neves.

O CE Tancredo de Almeida Neves que, também, participou do desfile oficial, já havia se apresentado na programação da Semana da Pátria nos bairros, desfilando na quinta-feira (2), no polo Vila Lobão. O Colégio Militar Tiradentes fechou com chave de ouro os desfiles das escolas públicas estaduais de Imperatriz.

Outras atividades comemorativas na Semana da Pátria também aconteceram nos municípios que fazem parte da URE de Imperatriz. Em Buritirana foram realizados os Jogos Escolares 2015 e, em Estreito, a Semana da Pátria, no CE João Pereira Martins Neto, aconteceram atividades que despertaram o civismo e o amor pela Pátria, nos estudantes.

Já em Porto Franco, as comemorações aconteceram durante os desfiles de 7 de setembro. Também em São João do Paraíso, o CE Delfino Aguiar de Azevedo brilhou no desfile cívico, que marcou as comemorações na Semana da Pátria naquele município. Em Amarante, os alunos e alunas do CE Pe. João Batista Teixeira participaram dos 3º Jogos Interclasses, durante a Semana da Pátria. E, no município de Ribamar Fiquene, o CE Fortunato Moreira Neto (anexo) comemorou a Semana da Pátria realizando projetos culturais, com destaque para o Maranhão de Riquezas e Belezas, proposto pelo Governo do Estado.

Estudantes das regionais de Presidente Dutra, Pedreiras, Chapadinha, Santa Inês, Viana, Timon e Rosário realizaram paradas como parte das atividades do mês cívico. Em Bacabal estudantes do CE Rui Barbosa (Anexo Brejo de Areia) realizaram atividades esportivas e culturais alusivas à Independência do Brasil.

(O Imparcial)

 

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.