Amazônia Maranhão

MA: força da maré causa danos à orla marítima de São Luís

força-da-mare-em-São-Luís
Redação
Escrito por Redação

O fenômeno conhecido como maré de sizígia tem causado inúmeros prejuízos na orla marítima da capital. A invasão da água foi causada pela maré mais alta do ano que além de erodir parte da rua São Marcos, via de acesso a península da Ponta d’Areia, também causou a derrubada de um poste de iluminação pública.A maré ainda invadiu bares e quiosques que ficam na orla da Ponta d’Areia. Os donos dos comércios fazem o que podem para impedir o avanço da maré. No entanto, para muitos deles só restam tirar a água com baldes a amenizar o problema com uso de pás.

 

Após a construção do Espigão Costeiro, a ofensiva da maré deixou de ser na península e passou a ser mais forte próximos aos bares da Ponta D’areia.

A maré de sizígia ocorre quando a Lua e o Sol se alinham em relação à Terra e acontece a soma da atração gravitacional entre os dois. Associados aos fortes, o fenômeno ocasiona marés mais fortes.

Raposa

A cidade de Raposa também sofreu com a invasão da maré. Na cidade, é comum todos os anos, as casas serem invadidas pela água do mar.

Ainda este ano, a maré alta irrompeu sobre a praça da Raposa. Desta vez, a subida da maré atingiu também o recém construído cais da cidade pesqueira.

(O Imparcial)

 

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.