Amazonas Cidades

Mães protagonizam ‘Mamaço’ no Largo São Sebastião amanhã (06)

Mães promovem mais um momento de amor/Foto: Arquivo
Redação
Escrito por Redação
Mães promovem mais um momento de amor/Foto: Arquivo

                        Mães promovem mais um momento de amor/Foto: Arquivo

Cerca de 60 mães estarão reunidas, amanhã, sábado (06), às 16h00, no Largo São Sebastião, no centro da cidade, promovendo um “Mamaço”, ação que já é tradicional no encerramento da Semana Mundial de Aleitamento Materno, em que elas amamentam, simultaneamente, para chamar a atenção da população para a importância desse gesto.

O diferencial deste ano é o apelo da sustentabilidade. Alimentar o bebê exclusivamente com leite materno, pelo menos até os seis meses de idade, além de ser benéfico para a saúde criança, é também uma ação que promove o desenvolvimento sustentável, a preservação do planeta.

Quando uma mãe amamenta o filho, ela não usa nem a mamadeira e nem latas de leite, economiza água e não utiliza energia, dentre outras ações que também beneficiam o meio ambiente. É essa reflexão que está sendo proposta pelo evento, organizado pelo Espaço Conviver, com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde (Susam), que promoveu, durante toda a semana, várias ações em prol do aleitamento materno, nas suas maternidades e nos Centros de Atenção à Criança (CAICs).

Após o “Mamaço”, no Largo Sebastião, as mães participarão de uma roda de conversa sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (que os governos ao redor do mundo se comprometeram a alcançar até 2030) e como eles se relacionam com o aleitamento materno. A roda de conversa terá a participação da coordenadora estadual de Saúde da Criança, Katherine Benevides, da enfermeira do município, Ivone Amazonas, e da gestora do Espaço Conviver, Kátia Medeiros. O Espaço Conviver atua com um grupo de profissionais – psicólogos, nutricionistas, pedagogos e fisioterapeutas –, que dá suporte às mães desde a gestação até a primeira infância.

O secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, faz um balanço positivo das ações desenvolvidas pela Susam, durante a Semana Mundial de Aleitamento Materno. “As atividades realizadas são muito importantes, porque formam multiplicadores e defensores da amamentação. Com essas ações conseguimos mudar a mentalidade dos que ainda resistem aos benefícios do aleitamento materno e mobilizamos a sociedade para a importância desse gesto”, ressaltou.

A programação da Semana Mundial de Aleitamento Materno, promovida pela Susam, começou na última segunda-feira (1º), com a inauguração de mais quatro postos de coleta leite humano. Agora, a rede estadual de saúde já conta com 22 postos, sendo 18 em Manaus e outros quatro nos municípios de Borba, Manicoré, Itacoatiara e Tabatinga.

No ano passado, 11.628 crianças foram beneficiadas com leite humano coletado nos postos da Susam. Ao todo, foram processados 3 mil litros de leite. Este ano, de janeiro a junho, já foram coletados 963 litros de leite, que beneficiaram, principalmente, crianças internadas nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) dos hospitais do Amazonas.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.