Amazonas Política

Médico Luiz Fernando Nicolau se torna Cidadão do Amazonas

Médico Luiz Fernando, Cidadão do Amazonas/Foto: Divulgação
Médico Luiz Fernando, Cidadão do Amazonas/Foto: Divulgação
Redação
Escrito por Redação
Médico Luiz Fernando, Cidadão do Amazonas/Foto: Divulgação

                      Médico Luiz Fernando, Cidadão do Amazonas/Foto: Divulgação

O médico e ex-deputado estadual e federal pelo Amazonas Dr. Luiz Fernando Nicolau, é o mais novo cidadão amazonense, título outorgado pela Assembleia Legislativa do Amazonas hoje, terça-feira (27), durante sessão especial que reuniu amigos, familiares, colaboradores, parlamentares e autoridades.
Natural de Paraíba do Sul (RJ), Luiz Fernando tem 70 anos de idade, dos quais mais de 40 dedicados ao trabalho na área da saúde médica e hospitalar, sendo especializado em neurocirurgia. É o fundador do extinto Pronto-Socorro dos Acidentados, do Hospital Samel e da instituição filantrópica Sociedade Pró-Saúde. Além da carreira política, foi professor e secretário estadual de saúde.

Vivendo, em Manaus, desde 1968, Luiz Fernando, mudou-se do Rio de Janeiro para o Amazonas para estudar Medicina na FUA, atual Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Paralelamente, ele lecionava em cursos pré-vestibulares e escolas públicas estaduais. Aos fins de semana, dirigia um táxi para complementar a renda e custear os estudos.

Emocionado, Luiz Fernando agradeceu as manifestações de carinho dos presentes e disse considerar a cidadania amazonense maior do que qualquer comenda já recebida. “Quase todas as homenagens de um modo geral são efêmeras, mas o meu título de cidadão amazonense será eterno. E terá de mim todo respeito e gratidão e, certamente, transcenderá a minha existência”, declarou.

Filho do homenageado, o deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD), falou sobre a trajetória do pai e relembrou histórias do passado. “Tenho muito orgulho de ser filho de uma pessoa cuja história é de luta e de muito sucesso. E sucesso sempre compartilhado com o próximo”, destacou. “Dr. Luiz escolheu o Amazonas para exercer sua vocação de cuidar das pessoas e de salvar vidas.”

O deputado estadual Josué Neto (PSD), que presidiu a sessão especial, disse que a outorga do título faz a Assembleia dar exemplo às novas gerações. “O exemplo do quanto é importante ter uma vida pautada na honestidade. Esta Casa tem orgulho de ter tido, em legislaturas passadas, o mandato de Luiz Fernando”, enfatizou.

Participaram da sessão especial os deputados Abdala Fraxe (PTN), Adjuto Afonso (PDT), Alessandra Campelo (PMDB), Belarmino Lins (PROS), David Almeida (PSD) e Orlando Cidade (PTN), além dos vereadores Hiram Nicolau (PSD), Felipe Souza, Joãozinho Miranda e Walfran Torres, do PTN. Estiveram presentes, ainda, representantes da Marinha Brasileira, Corpo de Bombeiros Militares e do Conselho Regional de Medicina (CRM).

Currículo – Luiz Fernando Sarmento Nicolau nasceu em Paraíba do Sul (RJ), em 30 de setembro de 1946. É filho de Oscar Nicolau e Carmen Mariz Sarmento Nicolau. Tem seis irmãos – Paulo Roberto, Jorge Cezar, Elisabeth, Michel, Jamil Tuffi e Acácio. É pai de sete filhos, entre eles o deputado Ricardo Nicolau e o vereador Hiram Nicolau, e avô de oito netos.

Na juventude, Dr. Luiz Fernando serviu ao Exército Brasileiro na Escola Superior de Guerra (ESG), na cidade do Rio de Janeiro.

Dr. Luiz Fernando formou-se médico pela Ufam aos 27 anos, em 1973, com especialização em neurocirurgia. Passou a integrar a primeira equipe de neurocirurgia da história do Amazonas. Em 1975, também se especializou em Administração Hospitalar pelo Instituto São Camilo, de São Paulo.

Depois de formado, Dr. Luiz Fernando continuou atuando no curso de Medicina da Ufam, agora como professor de Neuroanatomia, de 1974 a 1975. No mesmo período, exerceu sua profissão na rede municipal de saúde e no INAMPS, hoje Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Como forma de retribuir o acolhimento encontrado no Amazonas, Dr. Luiz Fernando fundou, em 1976, junto a seus filhos, o extinto Pronto-Socorro e Hospital dos Acidentados. Em 1979, fundou o Hospital Samel. No ano seguinte, em 1980, inaugurou a instituição filantrópica Sociedade Pró-Saúde.

Ingressou na política em 1986, aos 40 anos, ao ser eleito deputado estadual. Nesse período, pediu licença do cargo durante dois anos, de 1988 a 1989, para comandar a Secretaria de Estado de Saúde (Susam). Foi reeleito para o segundo mandato na Assembleia Legislativa do Amazonas em 1990.

Dr. Luiz Fernando trabalhou pelo Amazonas como deputado federal por nove anos. Foi eleito pela primeira vez em 1994, dono da segunda maior votação do pleito. Reelegeu-se para o segundo mandato em 1998. Em 2012, assumiu o terceiro mandato na Câmara Federal por um ano como suplente.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.