Amazonas Destaques Política

Melo anuncia investimentos para retomada da produção afetada pela cheia no Solimões

Melo inaugura escolas no Alto Solimões/Herick Pereira
Redação
Escrito por Redação

Durante inauguração de três escolas estaduais nas cidades de São Paulo de Olivença e Tonantins, o governador José Melo anunciou hoje, segunda-feira (03), que será lançado na próxima semana, o Plano Estadual de Produção Rural 2015, coordenado pela Secretaria de Estado de Produção Rural e Sustentabilidade (Sepror), que vai injetar recursos da ordem de R$ 325 milhões no setor primário do Amazonas e é destinado à recomposição da atividade produtiva prejudicada com a cheia dos rios.
O Plano da Produção terá ações e programas para aquisição de sementes e financiamentos da atividade rural no interior, com forte participação do programa estadual de microcrédito Banco do Povo. O pacote destinado ao setor envolve a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), Banco da Amazônia e Banco do Brasil. “Vamos lançar o grande pacote agrícola para os produtores que tiveram problemas voltarem a produzir”, afirmou o governador.

De acordo com José Melo, o plano de produção engloba insumos, crédito agrícola e diversas iniciativas para recompor a atividade econômica atendendo as necessidades dos municípios afetados pela cheia dos rios. “Vamos alavancar a atividade produtiva para que os produtores rurais tenham alegria de voltar a produzir. E no lançamento do plano já está incluído o Banco do Povo”, destacou, adiantando que a quarta agência do Banco do Povo será inaugurada na segunda-feira que vem no município de Borba (a 151 quilômetros de Manaus).

Em viagem aos municípios do Alto Solimões para inaugurações de escolas reformadas, José Melo reafirmou a manutenção dos investimentos e anunciou novas obras. O pacote de obras em São Paulo de Olivença e Tonantins (a 985 e 865 quilômetros de Manaus, respectivamente) soma R$ 154,2 milhões em obras de infraestrutura, educação e habitação.

Em São Paulo de Olivença, José Melo anunciou que entra no pacote de obras a construção de um Centro de Referência da Assistência Social (Cras), uma academia ao ar livre e o projeto de construção de uma ponte ligando os bairros José Carlos Mestrinho e São João.

Durante a visita às escolas de São Paulo de Olivença, o governador prestou contas dos investimentos em andamento e reafirmou os compromissos. Entre os maiores projetos estão a construção de 150 unidades habitacionais, o novo núcleo da UEA e a recuperação da orla da cidade. “Meus compromissos aqui estão mantidos. A orla é feita com recursos do Governo Federal e Estadual. Temos em caixa parte deles e à medida que mais verbas forem liberadas vamos avançar”, disse.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.