Mundo

Milhares de pessoas realizam protesto Anti-Brexit, em Londres

Povo nas ruas, em Londres, protesto Anti-Brexit/Foto: Divulgação
L. Rougles
Escrito por L. Rougles

Com bandeiras da UE, manifestantes fazem passeata até Parlamento britânico contra referendo que resultou na saída do Reino Unido do bloco europeu. “Não vamos deixar a próxima geração à deriva”, diz organizador.
Milhares de pessoas marcham no centro de Londres neste sábado (02/07) para protestar contra o referendo que resultou na saída do Reino Unido da União Europeia (UE).

Cantando “Nós te amamos, UE”, os manifestantes agitam bandeiras com o símbolo do bloco europeu numa passeata em direção ao Parlamento britânico.

“Podemos evitar o Brexit, recusando aceitar o referendo como a palavra final, e retirar o nosso dedo do botão de autodestruição”, escreveu o organizador da marcha, Keiran MacDermott em sua página no Facebook. “Não vamos deixar a próxima geração à deriva.”

O referendo de 23 de junho levou ao anúncio de renúncia do primeiro-ministro David Cameron, desencadeando uma batalha pela liderança do Partido Conservador, que deve ser definida em setembro, e lançando o caos na principal legenda da oposição, a Trabalhista.

Preocupados com a imigração no país, 52% dos britânicos votaram a favor de uma saída do bloco europeu, após uma intensa campanha pelo “Leave”.

Cenário de incerteza

Na quinta-feira, o ex-prefeito de Londres e deputado conservador Boris Johnson, uma das principais figuras da campanha pelo Brexit, anunciou que não vai apresentar sua candidatura ao cargo de novo primeiro-ministro britânico e à liderança de seu partido.

Com a saída repentina de Johnson da disputa, a atual ministra do Interior, Theresa May, se tornou a favorita a ocupar o cargo.

O anúncio de Johnson veio depois de o ministro da Justiça, Michael Gove, um dos líderes da campanha pelo “Leave” e principal apoiador do ex-prefeito londrino, anunciar que também concorreria ao cargo de premiê.(Terra/LUsa)

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.