Amazonas Política

Moradores da Redenção vão receber títulos definitivos, após 40 anos

Moradores aguardam recebem títulos após 40 anos/Foto: Arquivo
Moradores aguardam recebem títulos após 40 anos/Foto: Arquivo
Redação
Escrito por Redação

A Secretaria de Política Fundiária (SPF), vai entregar, amanhã, sábado (27), 1.077 títulos definitivos, dos quais cerca de 400 serão para moradores da Redenção, que esperam há mais de 40 anos pela regularização fundiária no bairro.
Serão contemplados um total de nove bairros das zonas Oeste e Centro-Oeste, e a entrega de títulos será às 09h00, no Centro Estadual Thomé Mestrinho Raposo, na Rua 3, conjunto Hiléia – bairro Redenção, com a presença do governador José Melo.

Criado em 1974, o bairro da Redenção é fruto de uma ocupação desordenada e não pode ser regularizado porque a maior parte da área do bairro encontra-se em terras particulares já destacadas do patrimônio público. Após muita pesquisa, a SPF conseguiu identificar uma fração do bairro que está dentro de uma área pública. “Neste sábado, cerca de 400 pessoas, algumas moradoras há mais de 30 anos do bairro, vão receber o título definitivo de sua propriedade. Elas passarão a ser as donas, de fato e de direito, do seu terreno. Essa foi uma promessa feita pelo governador José Melo em sua campanha que estamos concretizando agora”, explica o secretário de Política Fundiária, Ivanhoé Mendes.

Além da Redenção, serão contemplados moradores dos bairros Alvorada, Nova Esperança, São Jorge, Bairro da Paz, Jardim Tropical, Lírio do Vale, Santo Agostinho e Conjunto Dom Pedro.

Ivanhoé Mendes também anunciou que este ano serão regularizados novos bairros em Manaus e trabalhados títulos rurais em municípios do interior. “Vamos trabalhar dois mil novos títulos definitivos em bairros da Zona Leste e Norte, como Armando Mendes e Mundo Novo entre outros, e dois mil títulos rurais em municípios como Eirunepé, Envira e Ipixuna”, informa.

Benefícios

A regularização fundiária garante ao cidadão a figura jurídica de proprietário do imóvel; valoriza o terreno; auxilia na hora de conseguir crédito para financiamento de construção e reforma; e permite à família a condição de herança legal.

Com a regularização dos imóveis, os proprietários terão a oportunidade de conseguir financiamento habitacional para melhorias nos seus respectivos imóveis via Caixa Econômica Federal e de microcrédito para empreendedorismo, via Agência de Fomento do Estado (Afeam).

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.