Cidades

Moradores reclamam de sujeira, mato e ruas esburacadas no bairro Vale do Sinai, em Manaus

Um morador resolveu tapar os buracos existentes na rua - foto: Josemar Antunes
Redação
Escrito por Redação
Um morador resolveu tapar os buracos existentes na rua - foto: Josemar Antunes

Um morador resolveu tapar os buracos existentes na rua – foto: Josemar Antunes

Em meio a muito mato, a paisagem do bairro Vale do Sinai, na Zona Norte de Manaus, vem sendo comprometida. As ruas tomadas por buracos e lamas, esgotos sem tampa, além da demora do transporte coletivo, são alguns dos problemas enfrentados pelos moradores.

A equipe de reportagem do Correio da Amazônia esteve no local e flagrou o descaso do poder público com os comunitários. Na Rua 15, uma das principais vias de acesso da linha 056, do transporte coletivo, apresenta muitos buracos e lamas por quase toda sua extensão.

Os moradores resolveram rapar os buracos da rua - foto: Josemar Antunes

Os moradores resolveram rapar os buracos da rua – foto: Josemar Antunes

Para conter o avanço de possíveis crateras e até mesmo a interdição da rua por conta dos problemas de infraestrutura, o promotor de vendas, Eliaquim Lopes, de 47 anos, resolveu reunir alguns comunitários para tapar os buracos da via com restos de tijolos e pedras.

“Eu moro no bairro há mais de 17 anos e, desde então, a rua sempre apresentou problemas e as obras da Prefeitura de Manaus por aqui não foram eficazes. As equipes de obras vieram ao local para recapear, porém, fizeram apenas o superficial”, disse Lopes.

Sujeira e lixo se arrastão em um rip-rap - foto: Josemar Antunes

Mato e lixo se arrastão em um rip-rap – foto: Josemar Antunes

As dificuldades também se estendem por outros pontos do bairro. Em um rip-rap, o mato e lixo são outros transtornos para os moradores que se aventuram em passar por uma das pontes de madeira.

Os moradores reclamam do lixo no igarapé - foto: Josemar Antunes

Os moradores reclamam do lixo no igarapé – foto: Josemar Antunes

Conforme os moradores, as reclamações para a solução dos problemas foram encaminhadas aos órgãos responsáveis, entretanto, as dificuldades são visíveis no bairro.

Em nota, Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) informou que a situação foi verificada junto ao chefe do distrito de obras que atende a área e os serviços para a Rua 15 foram programados para a primeira quinzena de setembro deste ano. As demais demandas específicas de infraestrutura no bairro Vale do Sinai serão atendidas gradativamente para a solução dos problemas.

Transporte

Os moradores também se queixam da demora do transporte coletivo. A linha 056, a única que atende o bairro, em média, a espera chega à uma hora nos pontos das paradas de ônibus, que por sua vez, não há abrigos para os usuários. Em função desse tempo longo de espera entre um veículo e outro da linha regular, as pessoas acabam se atrasando para os seus compromissos.

Segurança

Outra dificuldade que incomoda muito os moradores se agrava durante a noite com a falta de iluminação pública. A escuridão favorece a ação de bandidos e os assaltos são freqüentes.

“A nossa comunidade está a mercê da bandidagem. É uma tristeza o que nós estamos passando”, disse um morador que preferiu não divulgar o nome.

Por Josemar Antunes

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.