Amazonas Cidades

Morre em Manaus, aos 92 anos, o empresário Moysés Israel

Empresário Moysés Israel, morre, aos 92 anos/Foto: Reprodução
Redação
Escrito por Redação
Empresário Moysés Israel, morre, aos 92 anos/Foto: Reprodução

Empresário Moysés Israel, morre, aos 92 anos/Foto: Reprodução

Aos 92 anos de idade, morreu na noite de ontem (07), o empresário Moysés Benarrós Israel, um dos fundadores da Federação das Indústrias do estado do Amazonas (Fieam) e personagem de destaque na vida econômica do Estado.
Moysés Israel, Filho de Salomão Benarros Israel e de Carlota Benayon Israel, nasceu em Manaus, no dia 10 de fevereiro de 1924, e já aos 11 anos começou a trabalhar na firma I.B. Sabbá & Cia.Ltda, de propriedade de seu tio, Isaac Sabbá, tornando-se, ainda muito jovem, um dos sócios do Grupo Sabbá, o maior conglomerado de empresas em Manaus, cujo apogeu aconteceu nas décadas de 50 e 60, segundo memorial escrito por Petrônio Augusto Pinheiro.

Mas, além da indústria, o empresário, também, deu sua contribuição ao setor comercial do Estado, tendo sido, inclusive, diretor da Associação Comercial do Amazonas (ACA), por várias vezes.

Como defensor do ensino superior no Estado, na década de 1990, fez a doação de área para a antiga UA, atual Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e para a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), onde funciona o Centro de Estudos Superiores da UEA, inaugurado em setembro de 2002.

Em 2008, obteve mais um êxito, quando possibilitou a chegada do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).(ET)

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.