Política

MPE prende empresários ligados ao prefeito Mariolino Siqueira

A Operação Zagaia ocorre com o apoio da Secretaria de Segurança Pública/Foto: divulgação
Redação
Escrito por Redação
A Operação Zagaia ocorre com o apoio da Secretaria de Segurança Pública/Foto: divulgação

A Operação Zagaia ocorre com o apoio da Secretaria de Segurança Pública/Foto: divulgação

Na manhã de 12.08.2016 foi deflagrada pelo Ministério Público do Estado do Amazonas a Operação Timbó 2 – Zagaia, com o objetivo de dar cumprimento a quatro mandados de prisão temporária, dois mandados de condução coercitiva, 8 mandados de busca e apreensão, além da apresentação de dois presos, conforme mandados expedidos pelo Tribunal de Justiça do Amazonas.

Os alvos são empresário ligados ao prefeito Mariolino Siqueira de Oliveira, que foi preso na primeira fase da operação deflagrada em maio deste ano.

A operação tem por alvo empresas que participaram de licitações fraudulentas entre os anos de 2013 até o início de 2016 na cidade de Santa Isabel do Rio Negro/AM, atuando na montagem de processos de licitação cujos valores licitados ultrapassaram R$ 17.000.000,00 (dezessete milhões de reais).

Como desdobramento da Operação Timbó, foram identificadas nas contas da Prefeitura diversas transferências e saques em dinheiro de vultosas quantias para pessoas físicas e jurídicas. A análise dos documentos permitiu constatar supostas licitações que justificariam tais pagamentos que, quando existiram, eram verdadeiro acerto entre o grupo de empresas e os líderes da organização criminosa desbaratada na fase I da operação Timbó.

Os crimes imputados aos investigados são peculato (Art. 1º, I, do Dec. Lei n. 201/67), organização criminosa (Art. 4º da Lei n.º 12.850/2013), lavagem de dinheiro (Art. 1º da Lei n. 9.613/98), fraudes em licitações, corrupção ativa e passiva.

A Operação Zagaia ocorre com o apoio da Secretaria de Segurança Pública, Secretaria Adjunta de Inteligência, Delegacia Geral e Departamento de Perícia Técnico-científica.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.