Amazônia Mato Grosso

MT: Índios da aldeia Tadarimana vão participar de cursos de qualificação

indios
Redação
Escrito por Redação

Duas turmas totalizando 50 indígenas da aldeia central Tadarimana, localizada no município de Rondonópolis (215 km de Cuiabá), começam a ser qualificadas a partir desta quinta-feira (24.09) graças a uma parceria da Casa Civil, por meio da Coordenadoria de Assuntos Indígenas, Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), Senai, Funai e Cras de Rondonópolis, pelo Programa Emprega Rede. O curso é de ajudante de obras e terá 160 horas de aulas práticas e teóricas.As aulas teóricas serão aplicadas nos períodos vespertino (13h30 às 17h30) e noturno (18h às 22h), na escola municipal Emi Leosidio Fermau. Já as aulas práticas serão realizadas conforme a demanda da comunidade indígena, no barracão, posto de saúde e escola da aldeia, localizada a cerca de 40 km do Centro de Rondonópolis.

 
A iniciativa faz parte do Plano Estadual de Qualificação (PEQ). De acordo com a coordenadora de Qualificação da Setas, Karina Pinheiro, a escolha do curso aplicado foi realizada após o Senai receber solicitação da Setas, atendendo demanda da Casa Civil.

“Um técnico da Funai e outro do Senai de Rondonópolis estiveram no local para a análise junto à aldeia para a identificação da necessidade. Esta é a primeira etapa de qualificação. O próximo passo é a viabilização do curso de costura, também solicitado pelos indígenas”, informou.

Ainda de acordo com a coordenadora, todo o material do curso e os professores são disponibilizados pelo Senai.

(24horasnews)

 

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.