Ambiente Amazônico Colunas

Mudanças Climáticas afetam pessoas e nações( Por George Dantas)

Ambientalista George Dantas(AM)
Redação
Escrito por Redação

Os efeitos das mudanças climáticas já são sentidas em todos os continentes e mostram a força da mãe natureza.
Nas últimas semanas, a Índia vem sofrendo com uma torrente de calor atingindo várias cidades e levando a morte mais de duas mil pessoas, especialmente nos estados do Sul do país são os que mais sofrem.

As temperaturas médias chegaram em 51 graus célsius e após alguns dias houve uma ligeira redução para cerca de 45 graus célsius. As pessoas mais fragilizadas não suportavam tanto calor e associado com baixa oferta de água potável acabaram por levar a óbito milhares de indianos.

Em 2010, na China, chuvas torrenciais assolaram varias cidades ao Sul da capital Pequim causando as maiores inundações dos últimos cinquenta anos. Quase quatro mil pessoas desapareceram ou morreram em consequência das inundações e deslizamentos de terras.

Na Amazônia, eventos climáticos extremos se  materializam entre grandes cheias e excessivas vazantes nos rios da região. No estado do Amazonas mais de 29 municípios decretaram estado de emergência contra as cheias dos grandes rios que cortam o estado, em Boca do Acre a situação já é de calamidade pública com a cidade totalmente alagada. Na capital  Manaus, ao menos 17 bairros já sofrem os efeitos da enchente do Rio Negro e os acesso as casas se dão apenas através da pontes de madeira ou de canoa.

Esses fenômenos climáticos decorrem da ação do homem em sua relação com o meio ambiente. A origem de tudo isso, ainda não sabemos ao certos, mas a contribuição do homem moderno e seu estilo de vida consumista que esgota recursos naturais estão intrinsicamente ligados, sem nenhuma dúvida.(George Dantas – ambientalista)

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.