Amazonas Cidades Saúde

Municípios do AM têm até sexta (15) para retirar vacina para a campanha Nacional

Municípios têm até sexta pra retirar vacinas/Foto: Susam
Redação
Escrito por Redação
Municípios têm até sexta pra retirar vacinas/Foto: Susam

                             Municípios têm até sexta pra retirar vacinas/Foto: Susam

Os municípios amazonenses têm até sexta-feira (16), para retirar os lotes de vacina que serão utilizados durante a Campanha Nacional de Multivacinação, que inicia na próxima segunda-feira (19), e vai até o dia 30 de setembro. Segundo a Gerência de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde (Susam), até o momento apenas 37 municípios retiraram as vacinas. A distribuição começou no dia 29 de agosto.
O secretário estadual de saúde, Pedro Elias de Souza, ressalta a importância do engajamento das Prefeituras para o êxito da campanha, que visa a atualização do cartão de vacinação das crianças e adolescentes. Outro aspecto fundamental para o sucesso desta ação, de acordo com o secretário, é a adesão dos pais. “As vacinas são a principal forma de prevenção a inúmeras doenças. Também é a melhor maneira de evitar epidemias sérias, que podem matar milhares de pessoas”, afirmou.

A Campanha Nacional de Multivacinação, até o ano passado, era direcionada apenas às crianças menores de cinco anos de idade. Este ano, o Ministério da Saúde (MS) incluiu como público-alvo a faixa etária de nove a menor de 15 anos (com 14 anos, 11 meses e 29 dias). A campanha inclui todas as vacinas que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação. O MS, durante o ano, já abastece as unidades de saúde com as vacinas do calendário. As doses que os municípios estão recebendo desde o dia 29 de agosto fazem parte do lote extra, exclusivo para a campanha.

Sábado é o Dia “D”

O “Dia D” da campanha será no dia 24, sábado. Nesta data, todas as Unidades Básicas de Saúde da capital e interior estarão abertas para vacinação. Conforme a coordenadora estadual do Programa de Imunização, Izabel Nascimento, para crianças menores de cinco anos estarão disponíveis a BCG, Hepatite B, Pentavalente, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Tríplice Viral, Varicela, DTP infantil, Poliomielite e Hepatite A, entre outras.

Para as crianças de nove anos e adolescentes de 10 a menores de 15 anos, as unidades contarão com as vacinas contra Hepatite B, Tríplice Viral, Febre Amarela, HPV, entre outras. “As crianças entre seis e nove anos que estiverem com qualquer vacina atrasada também deverão comparecer às unidades de saúde”, disse.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.