Amazonas Cidades

Municípios do interior do AM recebem obras e serviços contra erosão

Secretária Waldívia Alencar(Seinfra)/Foto: Divulgação
Secretária Waldívia Alencar(Seinfra)/Foto: Divulgação
Redação
Escrito por Redação

Firmado convênio, pelo governo do Amazonas, para realizar obras e serviços de engenharia de contenção dos processos erosivos graves nas orlas de 25 municípios, em 30 trechos. Em Carauari, os serviços estão cncluídos, o mesmo ocorrendo em Manacapuru, Guajará e Boca do Acre, onde a primeira etapa dos trabalhos foram encerrados. Nas cidades de Itacoatiara, Nhamundá, Eirunepé e Manicoré as obras se encontram em fase bastante adiantados.
As obras nas orlas dos municípios são responsabilidade da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), que está acompanhando os serviços para que o cronograma seja cumprido no prazo previsto. A secretária de Estado de Infraestrutura, Waldivia Alencar, explica que o trabalho para conter a erosão consiste em recuperar o barranco e requalificar as orlas. Segundo ela, é dado um tratamento ao terreno para impedir o desbarrancamento, que é o fenômeno das “terras caídas”, quando a correnteza destrói o solo nas margens do rio.

“O objetivo do trabalho para contenção dos processos erosivos é reduzir danos causados pelas águas e requalificar a orla dos municípios, que também servem como atração turística de cada lugar”, avalia.

Ainda segundo a secretária, algumas obras não começaram por causa das enchentes e do não repasse dos valores dos convênios, e adiantou que a Seinfra está trabalhando para agilizar o início dessas obras.

Anamã, Anori, Atalaia do Norte, Barreirinha, Careiro da Várzea, Parintins, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Tabatinga, Tefé, Tonantins, Canutama, Carauari, Humaitá, Ipixuna, Nova Olinda do Norte e Pauiní são os municípios que estão incluídos nesse quesito.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.