Amazonas Política

Mutirão Integrado do CAR em Autazes, atende mais de 800 produtores

Mutirão do Car atende mais de 800 pessoas, em Autazes/Foto: Divulgação
Mutirão do Car atende mais de 800 pessoas, em Autazes/Foto: Divulgação
Redação
Escrito por Redação

Com o propósito de tornar mais acessível o Cadastramento Ambiental Rural (CAR), o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) concluiu mais um Mutirão Integrado de Regularização Ambiental e Fundiária em Autazes. Os atendimentos foram realizados de 5 a 9 de outubro, no Centro Social Cultural da cidade, aonde foram atendidos, ao todo, mais de 850 produtores rurai dos quais, 337 representam os cadastros efetivados e 279 de agendamentos encaminhados para atendimento na unidade local.
O objetivo da ação é ampliar o atendimento aos produtores rurais da região em relação à questão fundiária e de cadastramento ambiental rural. “As expectativas foram atingidas, pois o município recebeu uma equipe capacitada e uma base georreferenciada”, disse o analista ambiental do Ipaam, Eduardo White.

Participaram do Mutirão, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), Secretaria do Estado de Política Fundiária (SPF), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Programa Terra Legal, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (Faea).

CAR- É fundamental para o crescimento econômico do produtor. Com essas informações do CAR sistematizadas o Governo do Estado pode fazer muito mais por quem produz, como, por exemplo, apoiar o licenciamento e a regularidade ambiental do imóvel, viabilizar a concessão de crédito rural, melhorar a produtividade, dar início à regularização fundiária e possibilitar o acesso a novos mercados.

O Cadastro Ambiental Rural contribui para o controle e redução do desmatamento e para a utilização ordenada dos recursos naturais. E para que o produtor cresça e o município atraia novos investimentos e negócios é preciso erradicar o desmatamento ilegal.

Os próximos Mutirões serão em Lábrea e Boca do Acre com datas a serem definidas.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.